Notícias

Vacinação contra covid-19 de servidores em Ribeirão das Neves gera revolta e prefeitura justifica

Segundo a Secretaria de Saúde, os servidores prestam assistência direta e indiretamente nas unidades de saúde e, em função disso, foram vacinados

Ouça na Íntegra
00:00 00:00
Por Edilene Lopes | 16/03/2021 às 20:42
Reprodução/TV Globo
Foto: Reprodução/TV Globo

O secretário de Saúde de Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, Rodrigo Vieira, e servidores da pasta, incluindo uma arquiteta, que postou a vacinação nas redes sociais, foram imunizados contra a covid-19. A vacinação provocou indignação na cidade.

“As vacinas foram chegando no município, o secretário de saúde tomou a vacina, a arquiteta postou nas redes sociais que tomou a vacina e, ontem, o secretário de Saúde admitiu que liberou as vacinas para todos os administrativos da Secretaria de Saúde, incluindo porteiros almoxarifes, engenheiros, arquitetos, todo administrativo”, diz uma denunciante.

“A suspeita é que os secretários das demais pastas, o prefeito, o vice-prefeito e os familiares do prefeito, que são muitos aqui em Ribeirão das Neves, tomaram a vacina” completa.

Questionada sobre a vacinação de servidores administrativos e do secretário de Saúde, a Prefeitura de Ribeirão das Neves respondeu que, seguindo as diretrizes do Plano Nacional de Imunização, a pasta iniciou a vacinação dos profissionais que atuam internamente na secretaria no dia 19 do mês passado, após vacinação de 70% dos profissionais que atuam na linha de frente, respeitando os grupos prioritários da primeira fase da vacinação.

Mesmo que em serviços administrativos, segundo a Secretaria de Saúde de Ribeirão das Neves, os servidores da Saúde prestam assistência direta e indiretamente nas unidades de saúde e, em função disso, têm contato com o público. Razão pela qual, de acordo com a nota da prefeitura, Rodrigo Vieira, secretário municipal de Saúde foi vacinado, tendo sido o único secretário a ser vacinado no município, de acordo com a nota.

Ainda segundo o posicionamento da Prefeitura de Ribeirão das Neves, prezando pela transparência com a população, as informações haviam sido disponibilizadas no site da prefeitura. Segundo a Secretaria de Saúde de Ribeirão das Neves, o prefeito Juninho Martins não foi vacinado contra a covid-19, aguardando a vez dele como cidadão, na fila de vacinação.

Sobre a arquiteta vacinada, a Secretaria de Saúde de Ribeirão das Neves informou que ela se encaixa no perfil determinado, uma vez que visita, frequentemente, locais de saúde, como UPAs e hospitais, estando em contato direto com o público e potenciais portadores do vírus.

Confira a nota na íntegra:

A Secretaria Municipal de Saúde de Ribeirão das Neves informa que segue o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação Contra a Covid-19. Assim, ressalta que, seguindo todas as determinações, o prefeito Junynho Martins não foi vacinado contra a Covid-19, aguardando sua vez, como cidadão, na fila de vacinação.

Ainda, a Secretaria Municipal de Saúde informa que já foram vacinados 2.746 profissionais da Saúde no município. Esclarece que são trabalhadores dos serviços de Saúde e que todos atuam em espaços e estabelecimentos de assistência e vigilância à saúde, sejam eles hospitais, clínicas, ambulatórios, laboratórios e outros locais vinculados à Saúde. A orientação é válida também para trabalhadores de apoio que trabalham nesses locais.

Seguindo as diretrizes do Plano Nacional de Imunização (PNI), Deliberação Comissão Bipartite do SUS MG – CIB, de 9 de fevereiro de 2021, a pasta iniciou a vacinação dos profissionais que atuam internamente na Secretaria Municipal de Saúde no dia 19/02/2021, após a vacinação de 70% dos profissionais que atuam na linha de frente, respeitando os grupos prioritários da primeira fase de vacinação. Mesmo que em serviços administrativos, os servidores da saúde prestam assistência direta e indiretamente nas unidades de saúde e, em função disso, têm contato com o público. Razão pela qual Rodrigo Augusto, secretário municipal de Saúde, foi vacinado, tendo sido o único secretário a ser vacinado no município. Prezando pela transparência com a população, essas informações já haviam sido disponibilizadas no site oficial da Prefeitura de Ribeirão das Neves.

Sobre a arquiteta vacinada, informamos que ela se encaixa no perfil determinado, uma vez que ela visita frequentemente locais de saúde, como UPA, Hospital, PSF, estando em contato direto com público e potenciais portadores do vírus.

Até o momento, 5.264 pessoas já se vacinaram em Neves.

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou