Notícias

Usa lentes de contato? Saiba cuidados manter para evitar doenças da visão

Por Jacqueline Moura/Itatiaia, 19/04/2021 às 09:00
atualizado em: 19/04/2021 às 10:38

Texto:

O uso das lentes de contatos é uma opção para quem não gosta de usar os óculos ou quer uma solução mais prática para a correção da visão. Mas quem opta pelas lentes, principalmente as gelatinosas, deve ter cuidados diários para evitar complicações e ficar atento a pequenos sinais que podem causar problemas graves.

De acordo com o presidente da Sociedade Mineira de Oftalmologia, Luiz Carlos Molinari, as lentes de contato podem ser usadas até por crianças a partir dos dez anos de idade, desde que os pais façam um acompanhamento rígido desta criança com orientações adequadas. Quanto mais cedo a pessoa começar a usar a lente de contato, mais facilidade ela vai ter para manuseá-la e para fazer a higienização. 

“A pessoa que usa a lente por mais tempo do que o recomendando pode comprometer a oxigenação das células da córnea, o que pode causar intolerância à lente e até dores. Esses sinais são de que a córnea foi machucada. Se não for tratada, pode evoluir para lesões mais graves, como por exemplo, uma ulcera”, detalha o oftalmologista.

O especialista explica que os cuidados com a solução usada para lavar as lentes é essencial para evitar a proliferação de bactérias e amebas. “É importante lavar bem as mãos quando for manusear as lentes, ficar atento à data de validade da solução, a limpeza do estojo para guardar às lentes, e a troca frequente deste líquido. O ideal mesmo, para quem precisa da lente diariamente, é o uso da lente rígida, mais resistente a microrganismos”.

Veja mais: https://www.itatiaia.com.br/itacast/podcasts/viver-bem---oferecimento-unimed 

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    Musical "A Princesa Frida" vai se transmitido pelas redes sociais no próximo domingo (9). #itatiaia

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    A dose de reforço da vacina anti-Covid teve bons resultados contra as variantes brasileira e sul-africana do vírus. #Itatiaia

    Acessar Link