Notícias

Unidades da Fundação Hemominas não funcionam no feriado de Tiradentes

O atendimento retorna ao normal na quinta-feira

Por Redação , 20/04/2021 às 10:55
atualizado em: 20/04/2021 às 11:03

Texto:

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Marcelo Camargo/Agência Brasil

As Unidades da Fundação Hemominas de todo o estado não funcionarão para doação de sangue nesta quarta-feira devido ao feriado nacional de Tiradentes. O atendimento retorna ao normal na quinta-feira (22). 

Devido à pandemia as doações devem ser agendadas pelo site da fundação ou pelo MGapp - Cidadão. Em caso de não comparecimento, é preciso fazer o cancelamento para disponibilizar o horário a outro candidato. 

Quem pode doar?

Entre os requisitos básicos, é necessário estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 quilos, estar bem descansado no momento da doação, estar alimentado e apresentar documento original e oficial com foto.

Candidatos à doação de sangue que foram infectados pela covid-19, após diagnóstico clínico e/ou laboratorial ficam inaptos por 30 dias após completa recuperação, que ocorre quando estão assintomáticos e sem sequelas que contraindicam a doação.

Candidatos que tiveram contato com pessoas que apresentaram diagnóstico clínico/laboratorial de infecção por covid-19 são considerados inaptos por 14 dias após a última interação com essas pessoas. 

Quem se vacinou contra o novo coronavírus também deve aguardar um prazo para fazer a doação. Quem recebeu a Coronavac deve esperar 48 horas para doar e quem recebeu a AstraZeneca só poderá doar após 7 dias. 

Importância de doar 

A pandemia fez com que todos os estoques de sangue ficassem em níveis abaixo do que é considerado ideal. Atualmente os estoques dos tipos positivos estão, em média, 30% abaixo do ideal, enquanto os dos tipos negativos, 35%. Além disso, os estoques dos tipos O positivo está em estado crítico. Dos tipos O negativo, A positivo e B negativo estão em alerta.

É importante ressaltar que todas as medidas de segurança estão sendo respeitadas no momento da doação, como o agendamento, para evitar aglomeração, reorganização das salas de espera para manter o distanciamento social entre os doadores e o uso de álcool em gel nas unidades para higienização das mãos.
 

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    Ao todo 37.283 óbitos foram registrados desde o início da pandemia #itatiaia

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    Um dos motivos alegados na portaria é o impacto epidemiológico das novas variantes do coronavírus #itatiaia

    Acessar Link