Notícias

UFMG ainda procura voluntários para teste de vacina contra o novo coronavírus; veja os pré-requisitos

Por Allan Passos , 17/09/2020 às 09:36
atualizado em: 17/09/2020 às 09:40

Texto:

Ouça na Íntegra
00:00 00:00
Foto: Agência Brasil
Agência Brasil

A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) ainda está à procura de voluntários para a última etapa de testagem da Coronavac, vacina chinesa contra o novo coronavírus. Ainda restam cerca de 200 vagas e as doses deverão ser tomada até o dia 30 de setembro. 

Para se inscrever no estudo é preciso ser da área de saúde e atuar diretamente no combate ao coronavírus, ter idade entre 18 e 59 anos; não ter sido contaminado pelo novo coronavírus; não participar de outros experimentos; não estar grávida e nem ter intenção de engravidar nos próximos meses; não ter doenças crônicas; não fazer uso de medicamentos contínuos; ter registro ativo em conselho profissional e não ter tomado vacina nos últimos 28 dias.

Os candidatos interessados devem entrar em contato com o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Fármacos pelo telefone (31) 97171-2657.

O professor e coordenador do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Fármacos do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG, Mauro Martins, explica a diferença entre a Coronavac e outras vacinas que estão sendo desenvolvidas, como a de Oxford.  

“A vacina que a gente está desenvolvendo tem como característica principal o fato de ser uma vacina inativada, ou seja, a gente mata o vírus antes dele já estar na pessoa, não tem um vírus vivo, um pedaço de covid-19. Em teoria esse tipo de vacina é muito segura porque você tem um risco menor de ter um agente vivo sendo injetado. O que a gente busca agora é entender a eficácia dela.”

Quanto aos prazos, o professor diz que o protocolo aponta para finalização do estudo um ano após o recrutamento do último voluntário, ou seja, setembro do ano que vem, mas esse período pode e deve ser encurtado, dependendo do desenvolvimento das análises. Ele explica também que a vacina já está sendo produzida e pode ser liberada assim que houver a comprovação de segurança e eficácia. 
 

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    Confira a coluna de Edilene Lopes! #Itatiaia

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    Mudança foi solicitada pelos dois clubes que jogam pelo torneio nacional no meio da próxima semana #itatiaia

    Acessar Link