Notícias

TSE retoma na quinta julgamento de pedido de cassação da chapa Bolsonaro-Mourão

Até o momento, três ministros votaram pelo arquivamento das denúncias apresentadas por PT, PCdoB e PROS

27/10/2021 às 08:01
atualizado em: 27/10/2021 às 08:03

Texto:

Foto: Alan Santos/PR
Alan Santos/PR

Ações no TSE acusam chapa Bolsonaro-Mourão de uso indevido das redes sociais nas eleições de 2018

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) retoma nesta quinta-feira (28) o julgamento do processo de cassação da chapa Bolsonaro-Mourão nas eleições de 2018. Até o momento, três ministros votaram pelo arquivamento das duas ações.

As ações, protocoladas pelos partidos PT, PCdoB e PROS que formavam a coligação derrotada no pleito, no acusam a chapa vencedora da eleição de realizar disparos em massa em aplicativos de trocas de mensagens, como WhatsApp, e apontam os crimes de abuso de poder econômico e uso indevido dos meios de comunicação.

O relator das ações no TSE, ministro e corregedor Luiz Felipe Salomão, afirmou em seu que houve o uso indevido do aplicativo WhatsApp pela chapa vencedora para atacar adversários, mas defendeu que a perda do mandato não pode ser decretada, uma vez que, segundo o ministro, não há provas de que os disparos de mensagens em massa foram decisivos para desequilibrar as eleições.

O voto do relator foi acompanhado pelo ministro Mauro Luiz Campbell Marques que afirmou não haver provas de que Bolsonaro sabia dos disparos em massa e que o aplicativo de troca de mensagens foi utilizado para atrapalhar as eleições.

O ministro Sérgio Silveira Banhos também acompanhou do relator. Durante o voto, ele disse que não está comprovado se o disparo de mensagens foi feito de forma ilícita. O vice-procurador-geral eleitoral, Paulo Branco defendeu, a rejeição das ações. Na avaliação dele, não foram apresentadas provas para justificar da chapa. O julgamento será retomado amanhã. 

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    Partida acontece nesta terça-feira (7), às 11h. No jogo de ida, times empataram por 0 a 0. #Itatiaia https://www.itatiaia.com.br/noticia/galo-x-bragantino-fazem-final-do-bras...

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    Militares do Corpo de Bombeiros também atuam, nesta segunda-feira (6), para evitar reignição no Parque das Mangabeiras, em BH. #Itatiaia https://www.itatiaia.com.br/noticia/s...

    Acessar Link