Notícias

Trio tenta incendiar ônibus em BH e deixa bilhete pedindo volta das visitas nos presídios

Criminosos avisam que vão continuar atacando ônibus em BH até que o pedido seja atendido

Por Ailton do Vale, 06/10/2021 às 07:01
atualizado em: 06/10/2021 às 11:37

Texto:

Foto: Ailton do Vale/ Itatiaia
Ailton do Vale/ Itatiaia

Motorista conseguiu evitar que o fogo se espalhasse pelo coletivo

Criminosos tentam incendiar ônibus em Belo Horizonte e deixam bilhete para o governo do Estado pedindo a volta das visitas de familiares em todos os presídios de Minas Gerais. O caso ocorreu na noite dessa terça-feira (5), no bairro Aparecida, região Noroeste de Belo Horizonte. O ônibus atacado é da linha 4102 (Aparecida/Serra). 

Três homens abordaram o motorista do ônibus que estava parado no ponto final, na rua Major Delfino de Paula. Depois que o condutor desceu do veículo, os criminosos jogaram gasolina na lataria e deixaram um bilhete nas mãos do motorista. 

De acordo com o Centro de Operações da Prefeitura, nesse bilhete os criminosos pedem ao Estado a volta das visitas em todos os presídios. Eles escreveram que estão vacinados contra a covid-19, assim como os agentes penitenciários, e por isso já poderiam receber a visita dos familiares. Além disso, eles afirmam no texto que vão continuar atacando ônibus em BH até que o pedido seja atendido. 

Nesse caso, no bairro Aparecida, o próprio motorista conseguiu debelar as chamas na parte da frente do veículo e seguiu até a garagem. No caminho, no Anel Rodoviário, o condutor se deparou com uma viatura da Guarda Municipal, e pediu ajuda. 

A ocorrência é registrada na Delegacia de Plantão da Polícia Civil, no bairro Alípio de Melo, e o caso será investigado. Até o momento esses três suspeitos não foram identificados e localizados. 

Por meio de nota, a Secretária de Estado de Administração Prisional diz acompanhar e colabora com as investigações, que estão a cargo da Polícia Civil, a partir da qual será possível afirmar se realmente há relação entre a ocorrência e o sistema prisional. 

"Destacamos que, no momento, por estarem todos os presídios e penitenciárias na onda verde, as unidades prisionais já realizam as visitas presenciais, mas sem entrega de pertences ou alimentos. Contudo, as visitas seguem protocolos sanitários que incluem distanciamento e redução do tempo permitido - podendo durar até 3h a visitação. As visitas presenciais foram retomadas em setembro de 2020 de forma gradual, de acordo com as ondas do Plano Minas Consciente de cada macrorregião do Estado", afirmou.

"Cabe destacar que a Sejusp e o Depen-MG reconhecem a visitação como um direito, bem como sua importância para garantir o fortalecimento de vínculos dos custodiados com seus familiares. A decisão sobre o retorno completo das visitas, no entanto, não depende exclusivamente do Depen-MG. Tal medida é feita de acordo com negociações entre o departamento e os órgãos da Saúde, do Poder Judiciário e do Governo Estadual. Ressaltamos que o Depen-MG já está em tratativas com as demais instituições para a nova resolução relativa ao retorno total das visitas em todo o Estado, da forma como eram praticadas anteriormente à pandemia", completou.

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    Partida acontece nesta terça-feira (7), às 11h. No jogo de ida, times empataram por 0 a 0. #Itatiaia https://www.itatiaia.com.br/noticia/galo-x-bragantino-fazem-final-do-bras...

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    Militares do Corpo de Bombeiros também atuam, nesta segunda-feira (6), para evitar reignição no Parque das Mangabeiras, em BH. #Itatiaia https://www.itatiaia.com.br/noticia/s...

    Acessar Link