Notícias

Tratamento adequado pode reduzir sintomas da doença de Parkinson

Por Redação, 12/02/2020 às 14:42
atualizado em: 12/02/2020 às 14:51

Texto:

Foto: Pixabay
Pixabay

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) revelam que aproximadamente 1% da população mundial com idade superior a 65 anos tem Parkinson. Somente no Brasil, acredita-se que cerca de 250 mil pessoas sofram da doença. Os principais sintomas são lentificação dos movimentos (bradicinesia), rigidez dos músculos, presença de tremores (específicos) e alteração do reflexo postural, com o paciente fica mais propenso a desequilíbrios e quedas.

Apesar de possuir características bem peculiares, segundo a neurologista da Unimed-BH Rosamaria Peixoto Guimarães, a doença ocorre muito antes dos sintomas aparecerem no paciente. “O Parkinson é uma doença neurodegenerativa. Isso significa que existe a morte de alguns neurônios que, ao se acumular, vão causando sintomas. Portanto, é uma doença progressiva. Quando os sintomas aparecem, a gente sabe que em torno de 40% a 50% dos neurônios da região chamada substância negra desapareceram”, explica.

Recentemente, o ex-líder da banda Black Sabbath, Ozzy Osbourne, de 71 anos, revelou que foi diagnosticado com Parkinson. O artista faz parte da população de maior incidência: homens com mais de 60 anos. Mas a doença também pode surgir em outras fases da vida. “Existem formas juvenis de doença. Ela pode ser diagnosticada antes dos 40 anos”, afirma a médica.

Apesar de não haver cura para o Parkinson, a neurologista da Unimed-BH ressalta que o tratamento adequado pode reduzir os sintomas. “Em termos de tratamento medicamentoso, o principal e mais antigo deles é o Levodopa. Normalmente, esse é o pilar para o tratamento de todos os pacientes com Parkinson, mas existem vários medicamentos no mercado que podem ser usados em associação para melhorar os sintomas”, diz.

O Parkinson em si não leva à morte. A expectativa de vida do paciente portador da doença é praticamente a mesma da população em geral. “Mas uma pessoa que tem uma alteração de reflexo postural muito intensa, que a deixa propensa à quedas, pode ter uma queda e isso levá-la a morte”, afirma.

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    Campeonato Mineiro Coimbra x América

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    ⚽Boliviano irá desembarcar em Belo Horizonte nesta terça-feira, às 11h30

    Acessar Link