Notícias

Temendo falta de testes, laboratórios pedem suspensão de testagem de covid em casos leves

Associação diz que países já enfrentam falta de insumos e temem que problema também atinja o Brasil

Por Agência Estado, 12/01/2022 às 16:35
atualizado em: 12/01/2022 às 16:36

Texto:

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Marcelo Camargo/Agência Brasil

Laboratórios temem falta de insumos para testar pessoas com suspeita de covid

A Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica (Abramed) alerta para a possibilidade de falta de testes de antígeno e PCR (o molecular, tipo mais preciso), se estoques de insumos necessários para a realização de exames laboratoriais para o diagnóstico da covid-19 não forem repostos "rapidamente". A Abramed diz não saber até quando os laboratórios conseguirão atender a demanda por exames, que cresceu principalmente por causa da alta transmissibilidade da variante Ômicron, e recomenda parar de testar casos leves da doença.

"Quando avaliamos as notícias que vêm de outros países, de que eles já estão sem insumos, é certo que o problema chegará ao Brasil", informou o presidente do Conselho de Administração da Abramed, Wilson Shcolnik, em nota. "Não é possível mensurar nesse momento até quando poderemos atender, pois os estoques são variados dependendo do laboratório e da região, mas há um risco real de desabastecimento", alerta o executivo.

A entidade disse preparar nota técnica para os associados pedindo pela priorização de pacientes a serem testados. "Recomendamos fortemente que sejam submetidos a testes apenas os pacientes que tenham maior gravidade de sintomas, pacientes hospitalizados e cirúrgicos, pessoas no grupo de risco, trabalhadores assistenciais da área da saúde, e colaboradores de serviços essenciais", apontou Shcolnik.

Nesse sentido, a Abramed pede que testes não sejam aplicados em "assintomáticos e pessoas com sintomas leves". Aqueles com quadro leve devem permanecer em isolamento.

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    Com as chuvas que caíram, a barragem da usina ameaçou romper e moradores das comunidades ribeirinhas chegaram a deixar suas casas #Itatiaia https://www.itatiaia.com.br/notic...

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    Acidente aconteceu nesta quarta-feira (19) #Itatiaia https://www.itatiaia.com.br/Noticias/Detalhes?chave=motorista-e-decapitado-apos-bater-carreta-na-mg-262-em-minas-gerais...

    Acessar Link