Notícias

Tanqueiros de Minas vão aderir à paralisação dos transportadores no 7 de Setembro

Categoria reivindica um menor preço dos combustíveis

Por Redação, 03/09/2021 às 15:45
atualizado em: 03/09/2021 às 20:53

Texto:

Foto: Divulgação / Sindtanque-MG
Divulgação / Sindtanque-MG

O Sindicato das Empresas Transportadoras de Combustíveis e Derivados de Petróleo do Estado de Minas Gerais (Sindtanque-MG) anunciou, nesta sexta-feira (03), que vai apoiar a paralisação dos transportadores brasileiros e transportadores de combustíveis e de derivados de petróleo no estado durante o próximo feriado de 7 de setembro. 

A categoria reivindica um menor preço dos combustíveis, que no acumulado deste ano até julho, já registrou um avançou de 27,51% no valor da gasolina, enquanto o do diesel acumula alta de 25,78%. Os dados são do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA)

De acordo com o presidente do Sindtanque-MG, Irani Gomes, a categoria vai apoiar manifestações não partidárias. “Após várias reuniões com a nossa categoria, resolvemos apoiar as manifestações, desde que sejam atos ordeiras, com muita responsabilidade e não partidárias. Contamos com toda a categoria do transporte do nosso país”, afirmou. 

 

Ameaça de greve em Minas: 

Na última semana, os transportadores de combustíveis de Minas ameaçaram entrar em greve caso o governador Romeu Zema não diminuísse o valor do ICMS - Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços. 

“Combustível representa hoje um terço ou mais da arrecadação do estado. E o que a gente está pedindo é que o Governo volte o ICMS do combustível para 12%. A categoria está revoltada com a situação, nós estamos em estado de greve e a qualquer momento a categoria vai cruzar os braços”, alertou o presidente do Sindtaque em entrevista à Itatiaia.

Romeu Zema garantiu que na gestão dele não houve e nem vai haver aumento de impostos. Por meio de nota, o estado disse que para a redução das atuais alíquotas do ICMS é preciso uma autorização, por unanimidade, do CONFAZ - Conselho Nacional de Política Fazendária e que, como prometido ao sindicato, a reivindicação foi apresentada ao conselho no mês passado. Contudo, o pedido foi rejeitado pelo órgão, formado pelas secretarias de fazenda dos 26 estados e do Distrito Federal. 

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    Partida acontece nesta terça-feira (7), às 11h. No jogo de ida, times empataram por 0 a 0. #Itatiaia https://www.itatiaia.com.br/noticia/galo-x-bragantino-fazem-final-do-bras...

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    Militares do Corpo de Bombeiros também atuam, nesta segunda-feira (6), para evitar reignição no Parque das Mangabeiras, em BH. #Itatiaia https://www.itatiaia.com.br/noticia/s...

    Acessar Link