Notícias

Suspensão da vacinação de adolescentes: 'Não se preocupem', tranquiliza Baccheretti

Secretário de Saúde de Minas viu com 'estranheza' a nota técnica divulgada pelo Ministério da Saúde

Por Redação, 16/09/2021 às 14:13
atualizado em: 16/09/2021 às 18:25

Texto:

Foto: Fábio Marchetto/ Agência Minas
Fábio Marchetto/ Agência Minas

Vacina Cominarty, da Pfizer, recebeu autorização da Anvisa para uso em adolescentes

Minas Gerais aguarda nova orientação, que surgirá após encontro do Ministério da Saúde (MS) com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), sobre a vacinação contra covid-19 em adolescentes. A pasta, por meio de nota técnica, orientou que apenas os pertencentes ao grupo com comorbidades sejam imunizados. 

O secretário estadual de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti, em entrevista ao Chamada Geral, da Itatiaia, nesta quinta-feira (16), disse que viu com 'estranheza' a decisão do MS, tomada, segundo ele, 'de forma unilateral e sem discussão ampla', e tranquilizou a população ressaltando a segurança da vacina. 

"Vamos esperar os próximos passos do Ministério da Saúde com a Anvisa, ver qual informação estará no Programa Nacional de Imunização (PNI), e seguiremos. Mas nos causou estranheza. Vamos esperar. O importante é saber que a vacina não causa nenhum transtorno, nenhum efeito importante, o risco é muito baixo, como qualquer outra vacina, os adolescentes que se vacinaram, não se preocupem, seus familiares também", avaliou. 

Conforme Baccheretti, o Ministério da Saúde emitiu a nota técnica sem, antes, conversar com os secretários estaduais de saúde e com a própria Anvisa.  "O que a gente já sabe, olhando para países que já vacinaram adolescentes, é que o risco de efeito colateral da vacina é muito pequeno. Toda mãe que tem um filho que já se vacinou: não se preocupe. Para aquela mãe com filho que ainda não se vacinou, essa normativa deve ser bem discutida", ponderou. 

Ainda conforme o secretário, a principal preocupação das autoridades em saúde, neste momento, é a aplicação das doses de reforço em idosos. "Ainda não recebemos doses exclusivas para adolescentes, liberamos a vacinação do reforço e dos adolescentes com as doses remanescentes do público adulto, então os municípios em geral estão vacinando os adolescentes com comorbidades que se mantêm como indicados para vacinação", completou.
 

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    Partida acontece nesta terça-feira (7), às 11h. No jogo de ida, times empataram por 0 a 0. #Itatiaia https://www.itatiaia.com.br/noticia/galo-x-bragantino-fazem-final-do-bras...

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    Militares do Corpo de Bombeiros também atuam, nesta segunda-feira (6), para evitar reignição no Parque das Mangabeiras, em BH. #Itatiaia https://www.itatiaia.com.br/noticia/s...

    Acessar Link