Notícias

Sobrevivente da queda de cânion em Capitólio relembra o acidente: 'Achei que ia morrer'

Tragédia matou dez pessoas e deixou mais de trinta feridos, no último sábado (8)

Por Redação, 12/01/2022 às 19:34
atualizado em: 12/01/2022 às 20:05

Texto:

Ouça na Íntegra
00:00 00:00
Foto: Renato Rios Neto / Itatiaia
Renato Rios Neto / Itatiaia

O jornalista Alexandre Campello, editor da TV Assembleia de Minas Gerais, e sua esposa, Ana Martins, estavam numa das lanchas atingidas pela rocha que se soltou em Capitólio com os dois filhos pequenos, sobrinhos e outros familiares. Todos sobreviveram ao acidente, mas tiveram ferimentos. No entanto, as marcas são pequenas diante da tragédia fatal que ocorreu no último sábado (8). 

Ana Martins ficou internada após fraturar o braço. Ela conta os momentos vividos antes da queda do cânion. 

"O passeio foi uma coisa que a gente estava programando desde que a gente chegou a Capitólio. Ele foi adiado durante algumas vezes porque o tempo lá estava muito chuvoso e a gente não queria fazer o passeio na chuva. Todo mundo feliz. Os meninos super empolgados. A gente também tira foto para lá. Todo mundo assim extasiado com a beleza do lugar, aí começaram a cair umas pedrinhas. Olhou para aquilo, mas achou que fosse uma coisa normal. Aí caíram mais umas pedrinhas. O piloto lá da lancha falou vamos embora. Estava manobrando e aí de repente eu olhei para cima e vi aquela pedra gigantesca caindo. Eu não tive reação, acho que eu fiquei em estado de choque. Aí depois disso eu lembro de uma onda preta, parecia um tsunami, uma coisa gigantesca vindo em direção a nossa lancha", relembrou. 

Ana acredita que sua sobrevivência foi um 'milagre'. Ela agora comemora mais uma data em sua vida: seu renascimento. 

"Questão de segundos. Foi Deus. Eu não tenho outra explicação, eu acho que Deus tem um propósito muito grande para a gente, muito especial porque não tem explicação, foi um milagre, não teve tempo assim da gente pensar. O barulho da cachoeira é muito forte e a distância é grande, o espaço é muito grande e está todo mundo ali conversando, divertindo, ninguém nunca imaginou que uma rocha daquele tamanho fosse descolar. Eu falei que agora eu tenho duas datas: eu tenho o meu nascimento e o meu renascimento. Oito de janeiro e o dia do mês no meu aniversário", afirmou.

Alexandre que teve escoriações conta que não chegou a ver o paredão se deslocando e que pensou que não iria sobreviver. 

"Eu não cheguei a ver, naquele momento de alegria, de todo mundo tirando fotos e conversando, a única coisa que eu percebi foram aquelas pedras caindo. As pedras pequenas. Mas a gente que está mais próximo da margem não tem essa dimensão daquelas lanchas que estavam mais distantes e que percebem a fissura a uma certa distância. Eu sinceramente achei que ia morrer porque eu afundei muito e a gente estava sem colete, porque a orientação que a gente recebeu quando iniciou o passeio que era obrigatório o uso do colete apenas as crianças. É desesperador porque a gente já vê as pessoas com ferimentos com muito sangue, pessoas gritando, pedindo socorro, instintivamente o que você faz é procurar seus filhos, foi o que eu fiz", contou. 

Ouço o relato completo dos sobreviventes da tragédia em Capitólio no player acima!

Tragédia

Uma tromba d´água na parte alta da represa provocou o deslizamento de parte do cânion, e três lanchas foram atingidas: a primeira delas, que estava mais perto do paredão, foi coberta por rochas. Duas delas afundaram. A tragédia levou 10 pessoas à morte e deixou pelo menos 31 feridos. O episódio ocorreu no último sábado (8).

A Marinha foi acionada e interditou o trecho que fica no lago de Furnas, a 293 km de Belo Horizonte. O bloco de pedra despencou por volta de 12h30 no local onde estavam lanchas que transportavam dezenas de turistas. Logo depois do ocorrido, imagens gravadas por quem estava em embarcações menos afetadas se disseminaram pelas redes sociais.

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    O apresentador Thiago Reis, e o comentarista Edu Panzi, entrevistam personalidades do esporte e analisam os acontecimentos do futebol. Inscreva-se no canal da Itatiaia no You...

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    Substituto de Fábio tirou foto com o amigo Gomes, que jogou no Cruzeiro nos anos 2000 #Itatiaia https://www.itatiaia.com.br/noticia/rafael-cabral-novo-goleiro-do-cruzeiro-s...

    Acessar Link