Notícias

Secretário Fernando Passalio visita no Catar estádio temporário que está sendo construído para a Copa do Mundo

A arena Ras Abu Aboud, com capacidade para 40 mil pessoas, está sendo construída com contêineres recicláveis

Por Nathália Fiuza, com informações de Edilene Lopes, 14/11/2021 às 17:00
atualizado em: 14/11/2021 às 20:33

Texto:

Foto: FIFA
FIFA

Ras Abu Aboud é a arena temporária que está sendo construída para a Copa do Mundo no Catar

A Copa do Mundo no Catar, em 2022, terá ao todo oito estádios para a realização dos jogos. Mas um deles, em especial, vem chamando a atenção: a arena Ras Abu Aboud, que está sendo construída com estrutura de contêineres recicláveis e será desmontada após a competição.

A arena, situada em Doha, terá capacidade para 40 mil torcedores e receberá partidas da fase de grupos e, também, um jogo das oitavas de final. Após o mundial, o estádio será desmontado e as estruturas poderão ser reaproveitadas em outras construções. O projeto é assinado pelo Fenwick Iribarren Architects, escritório espanhol comandado pelos arquitetos Mark Fenwick e Javier Iribarren.

O Secretário de Desenvolvimento de Minas Gerais Fernando Passalio, que está no Catar para compromissos oficiais ao lado do Governador Romeu Zema, visitou a construção e afirmou que o projeto, inovador e sustentável, serve de exemplo para outros países, destacando que essas "boas práticas" serão levadas para o Estado.

"Eles estão construindo um estádio temporário, com base em uma tecnologia que usa contêineres para estruturar esses estádios. É um estádio com alta tecnologia e o mais interessante, depois da Copa do Mundo ele deixará de existir. E o material poderá ser reaproveitado. Essas boas práticas são algo que a gente leva para Minas Gerais", afirmou.

Em entrevista à repórter Edilene Lopes, da Rádio Itatiaia, Passalio também disse que a alternativa das arenas temporárias evita que grandes construções fiquem sem utilidade após o Mundial.

"Vamos lembrar o que fizemos na Copa do Mundo de 2014, no Brasil. Foram construídos vários estádios, que hoje são ‘elefantes brancos’.  Eles [Catar] já sabem que não são um país que hoje ‘respira’ futebol para ter tantos estádios, mas sabem que é possível se estruturar temporariamente, para oferecer uma excelente experiência turística".

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    Partida acontece nesta terça-feira (7), às 11h. No jogo de ida, times empataram por 0 a 0. #Itatiaia https://www.itatiaia.com.br/noticia/galo-x-bragantino-fazem-final-do-bras...

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    Militares do Corpo de Bombeiros também atuam, nesta segunda-feira (6), para evitar reignição no Parque das Mangabeiras, em BH. #Itatiaia https://www.itatiaia.com.br/noticia/s...

    Acessar Link