Ouça a rádio

Compartilhe

Sandra Bullock revela uso de creme para hemorróidas para reduzir olheiras; dermatologista critica

Os principais eventos adversos que podem ser desencadeados com uso de produtos inadequados para face são irritações, eczemas e dermatites

Embed from Getty Images


Uma prática, no mínimo curiosa, é questionada e condenada por dermatologistas - o uso, no rosto, de pomadas e cremes indicados para hemorroidas. O tema é tratado em muitos sites da internet e ganhou repercussão quando a atriz Sandra Bullock revelou a prática para combater olheiras.

O dermatologista, Lucas Miranda, integrante da Sociedade Brasileira de Dermatologia, alerta para os riscos de uso de produtos para hemorroidas para tentar melhorar a estética facial.  “Esses produtos, apesar de conterem alguns ativos, que poderiam, em tese, ajudar nas olheiras, não são formulados para utilizar na face. Eles contêm conservantes, a textura não é adequada. A pele do rosto, principalmente da pálpebra, é muito fina, portanto, muito sensível. Então esses produtos podem não ser seguros”, diz.

“A gente tem cremes extremamente eficazes para essa condição. Então por que optar por um produto que seria menos eficaz e potencialmente danoso?”, questiona.

Segundo ele, os principais eventos adversos que podem ser desencadeados com uso de produtos inadequados para face são irritações, eczemas e dermatites. “O uso de formulações com PH diferente do PH da face, textura diferente, excesso de conservantes pode ser danoso e gerar alergias e irritações que podem desencadear, inclusive, surgimento de manchas”, alerta.

“É claro que não existe milagre, o efeito antioxidante destes produtos estimula a formação de colágeno e a renovação celular, é mais um efeito preventivo. Ele vai reduzir a velocidade do envelhecimento. É claro que é impossível fazer com que a gente pare o envelhecimento, mas é possível fazer com que o envelhecimento se instale de maneira mais lenta”, afirma.

Acesso rápido