- A Rádio
- Esportes
- Editorias
- ItaCast
- Central de áudios
- Colunistas
- Quem Somos
- Fale Conosco
Cuidar bem do sistema imunológico nunca foi tão importante como agora, em tempos de pandemia. Também chamado de sistema imune, a rede de células, tecidos e órgãos, é a principal arma que o nosso corpo possui para se defender do coronavírus e de diversas outras enfermidades.
Como qualquer outra parte do corpo, o sistema imunológico também envelhece com o passar do tempo e isso representa um risco maior em relação às doenças, que podem surgir com mais facilidade. Não existe uma fórmula mágica para frear esse enfraquecimento do nosso sistema imune, mas é possível retardar esse processo com algumas escolhas ao longo da vida.
De acordo com a médica da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia, Helena Fleck Velasco, este processo de envelhecimento é natural, vai acontecer de qualquer maneira, mas pode ser postergado. A genética é um fator que influencia, mas os hábitos de vida e o ambiente podem ajudar a atrasar o envelhecimento do nosso sistema imunológico.
“Podemos fazer com que o envelhecimento ocorra de maneira mais lenta. A gente tem que manter uma alimentação mais saudável, com produtos mais naturais. Descascar mais, desembalar menos. Os produtos naturais são mais ricos em nutrientes que ajudam na manutenção das células imunes. Realizar exercício físico e ter uma mente saudável. Um dos grandes vilões hoje em dia é o estresse. Isso pode ser contornado passando mais tempo com a família e amigos. Fazer mais atividades de lazer e hoje já temos muitas técnicas de meditação que são importantes”, explica.