Notícias

Reforma Administrativa deve ser aprovada até o fim do ano, diz deputado

Deputado Fernando Monteiro (PP) é o entrevistado do podcast Abrindo o Jogo desta segunda

Por Edilene Lopes , 05/07/2021 às 08:55
atualizado em: 05/07/2021 às 10:32

Texto:

Ouça na Íntegra
00:00 00:00
Foto: Gustavo Sales/Câmara dos Deputados
Gustavo Sales/Câmara dos Deputados

O debate sobre a Reforma Administrativa está avançando na Câmara dos Deputados e a pressão pelas alterações no texto original enviado pelo governo também. A reivindicação de alguns parlamentares, como o próprio presidente da Câmara Deputado, Arthur Lira (PP), é pelo fim de penduricalhos que acabam formando supersalários que ultrapassam o teto do funcionalismo público que hoje é de R$ 39 mil.

No entanto a Reforma Administrativa original trata apenas de servidores do Executivo, ou seja, do governo. Servidores do Legislativo e do Judiciário, onde estão muitos dos maiores salários, a princípio estão de fora. 

Para o funcionalismo de forma geral a grande preocupação é a inclusão de servidores da ativa o que segundo o presidente da Comissão Especial da Reforma Administrativa, deputado Fernando Monteiro (PP), entrevistado do podcast Abrindo o Jogo desta segunda-feira, não vai acontecer. Já a estabilidade pode ser mantida para algumas carreiras, mas não para todas.

Monteiro afirma que as mudanças estruturais devem valer apenas para servidores que ingressaram no serviço público depois de aprovada a reforma. “A comissão vai entrar em consenso para garantir todos os direitos garantidos, o que é importantíssimo, primeiro que é lei, segundo não podemos deixar nenhuma brecha para no futuro haver outra interpretação que possa trazer danos ao erário público.”

De acordo com ele, apesar da complexidade das polêmicas, a PEC da Reforma Administrativa deve ser aprovada até agosto na Câmara dos Deputados e até dezembro no Senado. “Na câmara ela entra, passa para a CCJ, vai para a comissão especial no plenário onde se vota em dois turnos. Depois vai para o Senado onde se vota apenas na CCJ e depois vai para o plenário, então eu acho que até o fim do ano encerra e promulga essa PEC.”

A íntegra pode ser ouvida no podcast Abrindo o Jogo que está disponível nas plataformas digitais e no site da Itatiaia.
 

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    Partida acontece nesta terça-feira (7), às 11h. No jogo de ida, times empataram por 0 a 0. #Itatiaia https://www.itatiaia.com.br/noticia/galo-x-bragantino-fazem-final-do-bras...

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    Militares do Corpo de Bombeiros também atuam, nesta segunda-feira (6), para evitar reignição no Parque das Mangabeiras, em BH. #Itatiaia https://www.itatiaia.com.br/noticia/s...

    Acessar Link