Notícias

'Quando funcionam, medidas preventivas parecem desnecessárias', alerta pesquisadora

Por Redação, 09/05/2020 às 17:59
atualizado em: 09/05/2020 às 19:35

Texto:


Quanto mais o isolamento funciona, mais ele pode parecer desnecessário. É o alerta que faz um grupo de professores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) que analisaram dados da proliferação da covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, no Brasil. 

De acordo com Cristina Alvim, coordenadora do Comitê Permanente de Acompanhamento das Ações de Prevenção e Enfrentamento ao coronavírus da UFMG, "nos locais em que a covid-19 provoca mortes o problema é bastante visível. Mas onde o isolamento foi implementado de forma precoce — e está evitando a sobrecarga dos serviços de saúde e, consequentemente, as mortes — o efeito do isolamento pode ser invisível. É o que chamamos de paradoxo da prevenção", explica.

"Quando as medidas preventivas funcionam, elas podem parecer desnecessárias. Por outro lado, quando elas parecem necessárias, isso significa que pode ser tarde demais", ressalta. Ela chama atenção que a aparente tranquilidade pode resultar em relaxamento de medidas, principalmente em Minas Gerais, que tem apresentado bons números em relação a outros estados. 

Dados mais recentes do Ministério da Saúde, divulgados nessa sexta-feira (8), colocam o estado mineiro na 11º posição em número de infecções. Lidera o ranking São Paulo, seguido por Rio de Janeiro, Ceará, Pernambuco e Amazonas, respectivamente.

"É importante sabermos que não é uma conquista definitiva. Se relaxarmos e flexibilizarmos agora, tudo pode mudar e essa mudança pode ser rápida. A velocidade de transmissão do coronavírus é muito rápida. O que recomendamos é cuidado e planejamento com base na ciência. Se temos uma vantagem nessa história é o fato de termos sido os últimos acometidos pelo vírus", ressalta Cristina Alvim.

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    Homem também teria ameaçado os policiais #itatiaia

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    ⚽ Hoje é dia de #AcreditaAmerica E o bate-papo do #Itacast é entre Emerson Romano e os médicos André Jafeth, do América, e Alan Max, membro da Sociedade Brasileira de Cardiolo...

    Acessar Link