Notícias

Projeto Horizonte vai oferecer capacitação para pequenos empreendedores

Moradores de Barão de Cocais, Itabirito, São Sebastião das Águas Claras e Antonio Pereira receberão apoio para desenvolver negócios com foco em sustentabilidade

Por Redação, 30/03/2021 às 17:11
atualizado em: 09/04/2021 às 15:29

Texto:

Os pequenos empreendedores dos territórios que passaram por realocações preventivas e evacuações emergenciais nas regiões de Barão de Cocais, Itabirito, são Sebastião das Águas Claras (mais conhecida como Macacos, Nova Lima) e Antonio Pereira (Ouro Preto) podem participar do Projeto Horizonte.

Essa ação é uma parceria entre a Vale e a Semente Negócios, que busca capacitar e apoiar quem deseja empreender, fortalecendo a inovação social para gerar prosperidade, diversificar as fontes de renda e ampliar a geração de empregos nesses locais.

Flávia Soares, Gerente de Fomento Econômico da Vale, conta mais detalhes sobre o projeto: “A Vale está focada em criar ferramentas para melhorar as condições de vida dessas comunidades. Em cada um dos territórios, a equipe do projeto mapeou as principais vocações econômicas e os maiores desafios enfrentados pela comunidade. Nossa ideia é apoiar o desenvolvimento de negócios que contribuam para solucionar esses desafios. Queremos incentivar o empreendedorismo local, para que ele se desenvolva de forma sustentável. Buscamos negócios rentáveis e que ao mesmo gerem impacto positivo na comunidade, melhorando a renda e trazendo benefícios sociais e ambientais para toda a região”.

O Projeto Horizonte vai oferecer capacitação, consultoria e aporte financeiro para que sejam desenvolvidas soluções criativas e sustentáveis para os problemas enfrentados pela comunidade, como explicam é Isabela Scarioli, Consultora de Inovação Social da Semente Negócios: “Nossa ideia é apoiar quem já é empreendedor e também aquela pessoa que tem apenas uma ideia de negócio. Nós vamos incentivar a inovação social, ou seja, vamos apoiar esses empreendedores a pensar negócios que sejam rentáveis e ao mesmo tempo impactem positivamente a comunidade”.

Serão várias etapas desde a orientação para criação e desenvolvimento do projeto, seleção, até a escolha dos negócios de maior destaque.

Isabela Scarioli detalha melhor como será o processo de desenvolvimento: “A primeira etapa é a maratona empreendedora, que vai acontecer entre os dias 10 e 18 de abril. Essa fase é como uma grande gincana, onde os inscritos terão acesso a oficinas, bate papos com empreendedores, sessões tira dúvidas e outras atividades para que as pessoas consigam criar ou adaptar seus empreendimentos para um modelo de negócio que impacte positivamente a comunidade. Depois vem a fase de pré- aceleração, onde os projetos selecionados terão assessoria técnica, oficinas quinzenais e mentorias para testar e validar seus negócios no mercado. Ao fim do processo, os negócios que se destacarem irão para a fase de aceleração. Na fase de aceleração, os projetos contarão com quatro horas semanais de conteúdos em diversos formatos e com 12 horas mensais de consultorias de negócio. Dentre os temas abordados estão sustentabilidade financeira do negócio, estratégias e canais de vendas e de marketing, entre outros. Também terão acesso a espaço de trabalho compartilhado e capital semente de até R$ 50 mil reais. O objetivo é que eles saiam da aceleração com um negócio viável”.

Os interessados podem se inscrever até o dia 8 abril. Para saber mais informações e conferir o regulamento completo basta acessar o site do Projeto Horizonte.

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    Partida acontece nesta terça-feira (7), às 11h. No jogo de ida, times empataram por 0 a 0. #Itatiaia https://www.itatiaia.com.br/noticia/galo-x-bragantino-fazem-final-do-bras...

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    Militares do Corpo de Bombeiros também atuam, nesta segunda-feira (6), para evitar reignição no Parque das Mangabeiras, em BH. #Itatiaia https://www.itatiaia.com.br/noticia/s...

    Acessar Link