Notícias

Profissionais de saúde de BH começam a ser treinados para vacinação contra a covid-19

O treinamento é feito de forma remota; imunização pode ter início dia 25

Por Redação, 14/01/2021 às 08:36
atualizado em: 14/01/2021 às 08:49

Texto:

Foto: Pixabay
Pixabay

Belo Horizonte começa nesta quinta-feira (14) a treinar os profissionais da saúde que vão trabalhar no processo de vacinação contra o coronavírus, assim que doses de imunizantes sejam disponibilizadas. Em entrevista à Itatiaia nesta semana, o secretário municipal de Saúde, Jackson Machado, disse que recebeu sinalização do governo federal para inicio da vacinação em 25 de janeiro, data que ainda não está confirmada. 

Por meio de nota, a prefeitura disse que os profissionais da saúde que vão aplicar a vacina têm que ser cadastrados no sistema do Ministério da Saúde para receberem treinamento remoto. 

Para a professora do Departamento de Biologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Jordana Coelho dos Reis, o treinamento é considerado essencial para que a campanha de vacinação contra covid-19 dê certo e haja "redução da circulação do vírus e diminuição do impacto da covid-19 na sociedade". 

"Isso é importantíssimo. Um momento histórico que estamos vivendo. Nós temos o Sistema Único de de Saúde (SUS) que oferece calendário com vacina gratuita. Isso não acontece em outras partes do mundo. Então, nós estamos preparados para realizar a vacinação e já temos o arcabouço que nos prepara para realizar a vacinação", alega.

Conforme a especialista, as vacinas que devem ser disponibilizadas no Brasil "são armas eficazes para diminuição de casos graves da covid-19". Segundo ela, é "importante ressaltar como precisamos diminuir a circulação viral. Quanto mais o vírus circula, mais ele vai gerar mutações, novas variantes, e a gente não sabe como esse vírus vai se adaptar à sociedade. Este é o momento para diminuir a circulação viral", completa.

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    Mais de 87 mil doses do imunizante desembarcam nesta tarde no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins. #Itatiaia

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes pede cuidado dos motoristas. #Itatiaia

    Acessar Link