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Preste atenção! Respirar da maneira correta pode ajudar a combater ansiedade 

Por Jacqueline Moura/Itatiaia, 20/04/2021 às 09:00
atualizado em: 20/04/2021 às 09:23

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Respirar é uma ação tão natural de sobrevivência que, na maioria das vezes, nem percebemos como estamos respirando, o que não é bom. De acordo com a psicóloga e professora da Escola Dinâmica Energética Psiquismo, Maria Elizabeth Siqueira, o ideal seria uma respiração mais calma e mais profunda, chamada de respiração consciente.

“Respiramos sem perceber que estamos respirando porque é um ato automático de sobrevivência. Quanto mais consciência desse processo respiratório, melhor a qualidade de vida. O respirar consciente é realmente perceber a inspiração e a expiração. É ser capaz de fazer pausas neste processo. A partir do momento em que se aumenta essa consciência na respiração, você está aumentando sua qualidade de vida”, afirma. 

Segundo a especialista, os padrões respiratórios são afetados pelo estresse e pelas dificuldades que as pessoas passam na vida. Uma pessoa ansiosa tem a respiração curta, apressada e superficial. Já uma pessoa depressiva tem a respiração mais lenta e com suspiros profundos. Em situação de raiva a respiração fica acelerada, deixando a pessoa ofegante. As mudanças no padrão respiratório também podem significar ações de defesa aumentando a capacidade de reação do indivíduo.   

“A maioria das pessoas respira de maneira inconsciente, não percebem o ato respiratório.  Normalmente, quando peço para uma pessoa prestar atenção na respiração ela sente desconforto, como se o ar fosse faltar. O errado é a respiração superficial e cansada o tempo inteiro. Para mudar isso, o essencial é querer, perceber que isso vai ser benéfico para a saúde. Depois, começar a prestar mais atenção na respiração, exalando. É importante exalar primeiro, fazer uma limpeza do ar no corpo para depois fazer a inspiração”, detalha. 

Alguns movimentos corporais devem ser associados com a respiração, como relaxar os ombros, as mandíbulas e manter a língua mais solta na boca. Isso tudo ajuda e pode ser feito em qualquer lugar. Relaxar os ombros ao respirar pode aliviar a tensão nas costas, pescoço e nos próprios ombros. 

acompanhamento rígido desta criança com orientações adequadas. Quanto mais cedo a pessoa começar a usar a lente de contato, mais facilidade ela vai ter para manuseá-la e para fazer a higienização. 

“A pessoa que usa a lente por mais tempo do que o recomendando pode comprometer a oxigenação das células da córnea, o que pode causar intolerância à lente e até dores. Esses sinais são de que a córnea foi machucada. Se não for tratada, pode evoluir para lesões mais graves, como por exemplo, uma ulcera”, detalha o oftalmologista.

O especialista explica que os cuidados com a solução usada para lavar as lentes é essencial para evitar a proliferação de bactérias e amebas. “É importante lavar bem as mãos quando for manusear as lentes, ficar atento à data de validade da solução, a limpeza do estojo para guardar às lentes, e a troca frequente deste líquido. O ideal mesmo, para quem precisa da lente diariamente, é o uso da lente rígida, mais resistente a microrganismos”.

Veja mais: https://www.itatiaia.com.br/itacast/podcasts/viver-bem---oferecimento-unimed 

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