Notícias

Pressionado, Atlético encara o Grêmio em busca da reabilitação no Campeonato Brasileiro

Por Redação/Agência Estado , 13/10/2019 às 09:48
atualizado em: 13/10/2019 às 19:17

Texto:

Foto: Bruno Cantini / Atletico
Bruno Cantini / Atletico

Pressionado pela escassez de vitórias nos últimos jogos, o Atlético voltará a atuar em casa com a obrigação de se recuperar no Campeonato Brasileiro para não correr o risco de perder posições e entrar em uma zona perigosa da classificação. O adversário deste domingo é o Grêmio, no Independência, pela 25ª rodada.

Acompanhe, a partir das 18h05, a Jornada Esportiva da Itatiaia, com o 1º Time do Rádio. Narração de Mário Henrique, comentários de Leo Figueiredo e reportagens de Cláudio Rezende, Emerson Pancieri e Thiago Reis. A ancoragem será de Bruno Azevedo.

Os tropeços em sequência deixaram o alvinegro com 31 pontos, na parte intermediária da tabela e, assim, longe da zona de classificação à Copa Libertadores, a qual a equipe integrou por várias rodadas. Nos últimos dez jogos, a equipe mineira venceu apenas um.

"Tem muito campeonato para rolar ainda e tenho certeza que o elenco vai reagir. A gente precisa focar sempre no próximo jogo, somar o máximo possível de pontos dentro de casa e o que der para arrancar fora, melhor ainda", comentou o técnico Rodrigo Santana.

O técnico precisará decidir rapidamente se vai alterar o esquema tático adotado pelo Atlético Mineiro nas partidas contra Palmeiras e Flamengo, ambas como visitante, para o duelo deste domingo. Com o time em péssima fase, o treinador optou por escalar a equipe com três zagueiros, no 5-4-1, contra dois times que brigam pelo título, conseguindo um empate contra o Palmeiras (1 a 1), mas perdendo para o Flamengo na sequência (3 a 1).

O treinador evitou indicar se tomou uma decisão, mas a tendência é de que o esquema seja desmanchado e o time adote postura mais ofensiva contra o Grêmio, pois precisa voltar a vencer no Brasileirão. Santana disse que a formação utilizada contra Palmeiras e Flamengo foi baseada nesses adversários.

Para o duelo em casa, o Atlético perdeu o lateral-esquerdo Fábio Santos, suspenso, mas terá o retorno de Luan, livre de gancho. E aguarda o aval do departamento médico para voltar a utilizar o zagueiro Rever. O argentino Di Santo deve voltar ao time titular.

Grêmio poupa

Com o alerta ligado para possíveis lesões e já de olho no jogo de volta da semifinal da Copa Libertadores contra o Flamengo, marcado para o dia 23, o Grêmio preservará jogadores na partida diante do Atlético. 

O fato de preservar atletas no duelo da 25ª rodada do Campeonato Brasileiro não quer dizer que o time gaúcho tenha esquecido o torneio nacional, visto que o Grêmio soma 38 pontos, muito deles conquistados com uma arrancada recente, e vislumbra entrar no G6.

As peças pontuais poupadas contra o Atlético devem ser Léo Moura e Diego Tardelli, ambos substituídos no segundo tempo da última partida diante do Ceará, que terminou com triunfo gremista por 2 a 1. Maicon também pode receber um descanso como forma de prevenir uma lesão.Os três vêm de lesões recentes e não querem ficar de fora da Libertadores. 

Considerando os desfalques de Kannemann, cedido à seleção argentina, Everton e Matheus Henrique, com a seleção brasileira, e os possíveis poupados, o Grêmio deverá ficar sem seis titulares. 

"Sabemos da sequência ruim que estão tendo, nos dois últimos jogos até mudaram o esquema, colocaram três zagueiros. É uma equipe perigosa, com grandes jogadores. Passa por um momento ruim, mas é de muita qualidade e vamos enfrentar dificuldade. Equipe que se fecha muito, tendo três zagueiros, o meio fica mais fechado. Precisamos abrir o jogo", avaliou o lateral-direito Galhardo.

Ele fica com a vaga de Léo Moura, Rômulo ou Thaciano podem aparecer no lugar de Maicon e André será o substituto de Tardelli.

Atlético x Grêmio

Atlético:Wilson; Patric, Igor Rabello, Réver e Lucas Hernández (Hulk); Nathan, Elias; Luan, Cazares e Marquinhos (Vinícius); Di Santo.Técnico: Rodrigo Santana

Grêmio: Paulo Victor; Galhardo, Geromel, David Braz e Cortez; Michel, Maicon, Alisson, Luan e Pepê; André. Técnico: Renato Gaúcho

Motivo: 25ª rodada do Campeonato Brasileiro

Data: 13 de outubro de 2019, domingo, às 19h

Local: Estádio Independência, em Belo Horizonte (MG)

Árbitro: Luiz Flávio de Oliveira (SP)

Auxiliares: Danilo Ricardo Simon Manis (SP) e Neuza Inês Back (SP)

VAR: José Cláudio Rocha Filho (SP)
 

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    Comissão técnica vê deficiência nas duas posições para a disputa da competição #itatiaia

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    Suspeito exigiu que funcionária olhasse para o chão e a ameaçou de morte caso tentasse impedir o assalto; confira #itatiaia

    Acessar Link