Notícias

Presidente do sistema de ônibus que interliga Grande BH alerta para risco de colapso

Setor registrou prejuízo de R$ 71 milhões depois do início da pandemia do novo coronavírus, segundo sindicato

Por João Eduardo Santana, 01/08/2020 às 07:34
atualizado em: 01/08/2020 às 10:22

Texto:

Ouça na Íntegra
00:00 00:00
Foto: Divulgação/PBH
Divulgação/PBH

Responsável por ligar toda a região metropolitana de Belo Horizonte, o sistema de ônibus que interliga as cidades da Grande BH acumula, segundo o sindicato que representa o setor, um prejuízo de R$ 71 milhões de reais depois do início da pandemia do novo coronavírus. 

O sistema, que opera em 34 cidades da RMBH, tem sofrido com a queda de passageiros, estimada em cerca de 56% entre os meses de abril e junho deste ano. Em números reias, cerca de 11 milhões de passageiros deixaram de usar o sistema de ônibus neste período, o que acarretou numa crise sem precedentes no setor e pode fazer com que a operação entre em colapso ainda em agosto.

A afirmação é do presidente do Sindicato das Empresas de Transporte dos Passageiros da RMBH (Sintram), Rubens Lessa. 

"Se não vier uma ajuda do poder público para pelo menos manter os custos imediatos das empresas, existe um risco de colapso em agosto. Porque neste mês não vai mais vigorar a lei federal que está pagando parte dos nossos funcionários. Provavelmente, se não houver esse auxílio, não teremos condições de honrar com o nosso compromisso", afirmou.

Rubens também fala sobre a atual situação da operação das companhias e afirma que o setor vem convivendo com a redução do número de passageiros mesmo antes da pandemia. 

"As empresas do transporte metropolitano se encontram numa situação de só conseguir pagar o óleo diesel, peças, pneus e parte do pessoal. O restante do pessoal está sendo pago pela lei que o Governo Federal autorizou.O transporte, de modo geral, no Brasil, já vinha perdendo passageiros, na ordem de 25%, de 2014 até o início da pandemia. Depois do início,cessa queda foi em torno de 80%. Hoje, está em torno de 60%', explicou.

Ouça a reportagem completa no início da matéria.

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    As informações sobre a semana e os eventos serão transmitidos nas redes sociais do ministério e da Secretaria Nacional da Juventude.#Itatiaia

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    ⚽️Técnico do América não poupou críticas à atuação do juiz Felipe Fernandes de Lima no clássico contra o Atlético. #itatiaia

    Acessar Link