Notícias

Prefeitura de BH recebe recomendação para não patrocinar Carnaval: 'não é o momento de trazermos às ruas milhões de pessoas'

O alerta foi feito após o governo estadual demonstrar ser favorável à realização do evento

Por Patrícia Marques, 23/11/2021 às 17:47
atualizado em: 23/11/2021 às 18:50

Texto:

Foto: Erika Oliveira / Itatiaia
Erika Oliveira / Itatiaia

Após o governo estadual demonstrar ser favorável à realização do Carnaval, o Comitê de Enfrentamento à Covid-19 recomendou que a prefeitura de Belo Horizonte não patrocine e nem aconselhe a população a participar do evento no próximo ano.  

Conforme o texto divulgado na tarde desta terça-feira (23), que cita também outras celebrações, não é possível prever o que pode acontecer caso o evento seja realizado na capital.  

A nota ainda destaca que a realização do Carnaval pode propiciar o surgimento de novas cepas e que é impossível solicitar comprovante de vacinação aos foliões. “Considerando que a imunidade induzida pela vacinação contra o SARS-CoV2 tende a perder potência a partir de 6 meses da segunda dose da vacina [...] ainda há uma parcela significativa da população sem a dose de reforço”, destaca parte do texto. 

O Executivo municipal também cita exemplos de países da Europa, como Reino Unido, Holanda, França, Áustria, Rússia e Alemanha, que têm apresentado aumento de casos após “relaxamento” de algumas medidas de segurança. A Alemanha teve lotação máxima de leitos de CTI na última quarta-feira (18) e precisou transferir pacientes.  

A prefeitura destacou ainda que outras doenças podem impactar o sistema de saúde da capital, como, por exemplo, relacionadas ao Aedes aegypti.  

"[...] os membros do Comitê compreendem a importância dos eventos para a cidade, a relevância para cultura de Belo Horizonte e para a sua economia, mas entendem que não é o momento de trazermos às ruas milhões de pessoas em curto espaço de tempo como veio acontecendo nos anos que precederam a pandemia”.  

Além disso, os membros sugeriram pensar em outros formatos de evento para celebrar a data. “O Comitê de Enfrentamento à Covid-19 recomenda que a Prefeitura de Belo Horizonte não patrocine e desaconselhe a população a participar de eventos que possam implicar em grandes aglomerações públicas de pessoas”. 

O Comitê ainda reforçou o uso de máscaras e a imunização contra à doença.  

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    Recursos serão usados para a recuperação de rodovias atingidas pelas chuvas em dezembro e janeiro

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    Além do primeiro líder, a disputa irá consagrar o primeiro anjo autoimune #itatiaia70anos

    Acessar Link