Notícias

Mandetta diz que vacinação contra a covid-19 poderia ter sido iniciada no Brasil em novembro

Ex-ministro da Saúde ainda garantiu que rumo da pandemia no país poderia ter sido outro e muitas mortes poderiam ter sido evitadas

Por Redação, 04/05/2021 às 14:00
atualizado em: 04/05/2021 às 19:10

Texto:

Ouça na Íntegra
00:00 00:00
Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
Valter Campanato/Agência Brasil

Declaração foi dada em depoimento no Senado Federal

O ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta afirmou, durante depoimento na CPI da covid-19 nesta terça-feira, que sua saída foi definida pelo presidente Jair Bolsonaro e não por sua própria iniciativa. Ele afirmou que chegou a apresentar ao presidente cenários que indicavam até 180 mil óbitos pela covid em 2020, número que acabou se confirmando.

"Eu não, eu não pediria jamais demissão do cargo, eu fui nomeado pra ser ministro da saúde do Brasil pelo Presidente. O cargo de ministro da saúde, ele é em situação de pandemia, eu tinha um paciente doente, eu tinha que ficar com o meu paciente à revelia de tudo e de todos. Baseado no que eu tivesse de melhor", disse.

"Eu acho que o presidente não gostou. O meu compromisso era com o meu paciente chamado Brasil e eu não o deixaria, em hipótese alguma, mas também não negociaria os valores, não negociaria a formação que eu tenho", completou.

Mandetta afirmou que havia resistência em conversas com a China por parte do filho do presidente, Eduardo Bolsonaro. O ex-ministro destacou que o presidente Jair Bolsonaro era aconselhado por diversas pessoas, inclusive com ideias diferentes às defendidas pelo Ministério da Saúde.

Questionado se a situação da pandemia no Brasil, com mais de 408 mil mortes, poderia ter sido evitada, Mandetta disse que o Brasil poderia ter feito mais por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) e poderia ter começado a vacinar contra a doença em novembro do ano passado, embora tenha lembrado que ainda não havia imunizantes no momento em que chefiava a pasta.

“Sim, o Brasil podia mais, o SUS podia mais, a gente poderia mais. Poderíamos estar vacinando já desde novembro do ano passado”, afirmou ele em resposta a um dos questionamentos dos senadores.

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    Musical "A Princesa Frida" vai se transmitido pelas redes sociais no próximo domingo (9). #itatiaia

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    A dose de reforço da vacina anti-Covid teve bons resultados contra as variantes brasileira e sul-africana do vírus. #Itatiaia

    Acessar Link