Notícias

Pesquisadores em Minas otimistas com novo medicamento para tratar pacientes da covid-19

Por Bryan Gonçalves, 11/06/2020 às 19:31
atualizado em: 10/07/2020 às 20:23

Texto:

Ouça na Íntegra
00:00 00:00
Foto: Sayonara Moreno/Agência Brasil
Sayonara Moreno/Agência Brasil

Mais uma esperança de tratamento para a covid-19 surge nas pesquisas. Um medicamento utilizado para tratar a hipertensão é agora estudado por pesquisadores da Itália, Estados Unidos, Bélgica e do Brasil. Na primeira fase da pesquisa serão 45 pacientes para o teste de segurança.

O professor e pesquisador da UFMG Robson Augusto Souza Santos, coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Nanobiofarmacêutica, afirma que o medicamento foi descoberto por acaso. Ele explica também que o estudo é muito diferente de outros feitos no mundo. “Essa é uma abordagem lógica do problema. Ela se baseia na patologia da virose. A gente vai estar tentando atacar o coração da infecção, o que que está causando esses distúrbios respiratórios nos vasos e no coração”, afirmou.

De acordo com o professor, são quatro fases para os testes, por isso não é possível definir uma data para a conclusão dos estudos, mas ele garante que a expectativa é a melhor possível e que o estudo não é um “chute no escuro”. “A gente está atacando um ponto que é claramente influenciado pela virose. A possibilidade de funcionar é alta, mas não se garante 100%”, disse.

O professor salienta que um dos objetivos da pesquisa é conseguir reduzir a estadia do paciente no hospital, o que possibilitaria uma melhora no fluxo de atendimento, reduzindo a pressão sobre o serviço de saúde. Devido à agressividade do vírus, que causa distúrbios como fibrose pulmonar e insuficiência renal, o professor cogita utilizar o medicamento mesmo após a cura do paciente.

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    Zagueiro se reapresentou nesta segunda, junto ao grupo que teve recesso após o fim da temporada 2020 #itatiaia

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    Homem também teria ameaçado os policiais #itatiaia

    Acessar Link