Notícias

Pesquisadores da UFMG desenvolvem teste para covid-19 feito pelo celular; veja como será

A expectativa é que esse teste seja cinco vezes mais barato que os disponíveis hoje no mercado

Por Kátia Pereira, 13/08/2020 às 08:34
atualizado em: 13/08/2020 às 09:32

Texto:

Ouça na Íntegra
00:00 00:00
Foto: Pixabay/ banco de imagens
Pixabay/ banco de imagens

RESUMO

  • A presença do novo coronavírus no organismo de uma pessoa poderá ser detectado por meio do celular.
  • O programa é desenvolvido pela Universidade Federal de Minas Gerais e aguarda a liberação de bolsas de doutorado para ser executado.
  • A expectativa é que esse teste seja cinco vezes mais barato que os disponíveis hoje no mercado.


A presença do novo coronavírus no organismo de uma pessoa poderá ser detectado por meio do celular. O programa é desenvolvido pela Universidade Federal de Minas Gerais e aguarda a liberação de bolsas de doutorado para ser executado. A expectativa é que esse teste seja cinco vezes mais barato que os disponíveis hoje no mercado.

Segundo a professora do departamento de fisiologia e biofísica do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG, Maria de Fátima Leite, o segredo está na luz emitida pelo celular. 

"A primeira etapa consiste em coletar material do paciente, que é secreção proveniente da cavidade nasal, da garganta ou da saliva. Isso é colocado numa solução, que é colocada numa lâmina. Então a gente vai incidir aquela luz do celular, que é usado para escanear código de barra, por exemplo, sobre a lâmina e isso vai converter aquela informação em valor numérico", explica.

Ainda segundo a professora, a vantagem desse tipo de teste é a precisão do resultado, além da facilidade de acesso. Para ser colocado em prática, a UFMG aguarda liberação de bolsas de pós-doutorado, como explica Maria de Fátima.

" O que nós precisamos para executá-lo é a liberação das bolsas dos pós-doutorado, para que eles possam ter acesso aos prédios da Universidade, onde a pesquisa será realizada, para execução das atividades", esclarece.

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    Zagueiro se reapresentou nesta segunda, junto ao grupo que teve recesso após o fim da temporada 2020 #itatiaia

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    Homem também teria ameaçado os policiais #itatiaia

    Acessar Link