Notícias

UFMG desenvolve diagnóstico para covid-19 usando inteligência artificial

Estudo está sendo feito em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig)

Por Ana Paula Pimenta , 16/07/2020 às 10:56
atualizado em: 16/07/2020 às 11:19

Texto:

Foto: Divulgação/UFMG
Divulgação/UFMG

RESUMO

  • Pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), desenvolveram um método de diagnóstico da covid-19 usando a inteligência artificial (IA).
  • O estudo está sendo realizado pelos departamentos de Física e Microbiologia da UFMG, em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).
  • O valor aportado, segundo a universidade, é de R$ 149 mil.


Pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), desenvolveram um método de diagnóstico da covid-19 usando a inteligência artificial (IA), batizado como 'PoLiVirUS'. O estudo está sendo realizado pelos departamentos de Física e Microbiologia da UFMG, em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig). O valor aportado, segundo a universidade, é de R$ 149 mil.

O professor do Departamento de Física, Juan Carlos González Pérez, explica como novo método funciona “A IA é treinada com um grande conjunto de espectros de amostras de diagnóstico conhecido. Assim, aprende a distingui-las e se torna apta a processar os espectros de novas amostras”, explica.

Ainda segundo o professor, a precisão dos resultados é de aproximadamente 81%.

“Nosso teste é preciso, rápido, barato e poderia ser amplamente disponível em laboratórios de análises clínicas. Por não carecer de reagentes, não há gargalo de insumos. Os testes clínicos com amostras de pacientes reais começaram há duas semanas e apresentaram acurácia de 87%. Toda semana um novo conjunto de testes é realizado, e seus resultados são adicionados à base de dados para continuarmos aperfeiçoando os indicadores de diagnóstico”, explica.

 

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    Zagueiro se reapresentou nesta segunda, junto ao grupo que teve recesso após o fim da temporada 2020 #itatiaia

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    Homem também teria ameaçado os policiais #itatiaia

    Acessar Link