Notícias

Pesquisa da UFMG mostra que prática de exercícios físicos diminui risco de internação por covid-19

A pesquisa foi feita principalmente por professores de Educação Física

Por Mônica Miranda , 26/12/2020 às 09:04
atualizado em: 26/12/2020 às 15:06

Texto:

Ouça na Íntegra
00:00 00:00
Foto: Pixabay
Pixabay

Um estudo feito por professores especializados da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), principalmente da área da Educação Física, revelou que a prática esportiva pode influenciar nas internações pela covid-19. 

A pesquisadora Deise Mota Santos explica sobre o exercício físico em época de pandemia. “Quando a gente faz exercício físico a gente contrai nosso músculo e esse estilo de contração vai liberar algumas substâncias no nosso sangue, em vários órgãos do nosso corpo, no coração, no músculo, que vão agir melhorando a nossa saúde. O exercício físico vai prevenir e tratar várias doenças, inclusive algumas que estão associadas a desfechos ruins da covid, a casos de covid mais grave onde a pessoa precisa ser hospitalizado”, explica.

“Nós observamos que as pessoas que atingem os níveis adequados de atividade física, que seriam 150 minutos por semana, têm uma menor prevalência de hospitalização. Isso não quer dizer que quando você faz exercício você não vai ser hospitalizado, a gente observou que quem atinge esses níveis tem menor prevalência, hospitaliza menos”, completou.

Deise ressaltou ainda que é importante começar o hábito de fazer exercícios físicos mesmo durante a pandemia. “A gente não sabe até quando vai durar a pandemia, então é muito importante que a gente se exercite e mantenha hábitos alimentares saudáveis também. Com relação quando você testa positivo para o covid e está se exercitando, a gente tem algumas diretrizes já que direcionam o que que nós devemos fazer, mas não é um consenso ainda, existe um pouco de discussão sobre isso. Mas uma coisa que é consenso é que quando você testa positivo para covid é muito importante você interromper o exercício ainda que você não tenha sintomas.”

As perguntas e respostas podem ser acessadas pelo Instagram “Ciência do Exercício” ou na página ciênciadoexercício.com/coviduvidas.
 

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    Partida acontece nesta terça-feira (7), às 11h. No jogo de ida, times empataram por 0 a 0. #Itatiaia https://www.itatiaia.com.br/noticia/galo-x-bragantino-fazem-final-do-bras...

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    Militares do Corpo de Bombeiros também atuam, nesta segunda-feira (6), para evitar reignição no Parque das Mangabeiras, em BH. #Itatiaia https://www.itatiaia.com.br/noticia/s...

    Acessar Link