Notícias

Parada obrigatória de políticos, tradicional Café Nice completa 80 anos de história em BH

Por Redação, 15/08/2019 às 11:27
atualizado em: 16/08/2019 às 07:18

Texto:

Ouça na Íntegra
00:00 00:00

O Café Nice, que fica na Praça Sete, bem no Centro de Belo Horizonte, completou 80 anos. É ponto tradicional da capital mineira e parada obrigatória de políticos em campanha. 

Foi fundado em 1939 por Heitor Resende e o nome é uma homenagem a um estabelecimento carioca. 

Ouça a reportagem completa com Edilene Lopes

Depois de Heitor Resende, um dentista conhecido como Dr. Sebastião foi o dono. Logo depois o café foi vendido para João Caldeira, que, por fim, passou a administração para o irmão Afonso Caldeira, pai de Renato Moura Caldeira que hoje administra o estabelecimento com o irmão Tadeu de Moura Caldeira. 

“Na década de 40, 50, eles (candidatos) não vinham em época de campanha, eles frequentavam, eram fregueses, o JK vinha algumas vezes, saía a pé da prefeitura e vinha até a Praça Sete, caminhando, conversando com as pessoas, entrava, tomava um cafezinho... Itamar Franco, Tancredo Neves, Milton Campos, Pedro Aleixo”, lista Renato.

Com o cafezinho e o pão de queijo formando a dupla de ouro da casa, o Café Nice já chegou a vender três mil cafés por dia, mas outras delícias da casa também mantêm a fidelidade dos frequentadores. “A melhor empada que tem na Praça Sete é no Café Nice, e fim de papo”, diz um cliente.

Além dos fregueses do Café Nice, os funcionários fazem parte da história da cidade. A ex-vereadora Ana Paschoal, por exemplo, trabalhou no café, como atendente, antes de entrar para a política. 

“Eu tenho uma lembrança linda, muito gostosa, que não quero que apaga nunca. Foi meu primeiro emprego, quando cheguei a Belo Horizonte, era recém-chegada do interior e tive a sorte de trabalhar ali”, conta.

Ao longo dos anos, as mudanças na cidade, alteraram a movimentação no Café Nice, que sobrevive firme aos novos tempos. 

O Café Nice funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 20h30 e sábado, das 8h às 14h.

Divulgação

Confira as outras reportagens da série:
Histórias e curiosidades do quase centenário Bar do Orlando, no Santa Tereza
Tip Top: o restaurante mais antigo de BH e que sempre foi administrado por mulheres
Dono de um dos bolinhos de carne mais famosos de BH, Café Bahia vai completar 82 anos

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    Quem passa pela Praça Getúlio Vargas, desde o fim de junho, já deve ter recebido um boletim informativo sobre a covid-19 das mãos do "próprio vírus” #itatiaia

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    Medida permite que isso ocorra sem que se configure uma prática fraudulenta, como diz a regra atual, que data de 1992 #itatiaia

    Acessar Link