Notícias

Novo coronavírus já está presente em 100% do esgoto de Belo Horizonte

A estimativa é que o número de infectados na capital mineira chegue a 52 mil

Por Da Redação , 22/06/2020 às 12:18
atualizado em: 22/06/2020 às 15:08

Texto:

Foto: Mara Damasceno/PBH
Mara Damasceno/PBH

RESUMO

  • O novo  coronavírus já está presente em 100% do esgoto de Belo Horizonte
  • A estimativa é que o número de infectados na capital mineira chegue a 52 mil
  • Sem equipamento para testar todos os moradores da capital mineira, órgãos públicos conseguem verificar através do esgoto toda a população


O novo coronavírus (Covid-19) está presente em 100% do esgoto de Belo Horizonte. Essa é a conclusão de uma pesquisa de monitoramento da doença feita por estudiosos da da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A estimativa é que o número de infectados na capital mineira chegue a 52 mil. 

Sem equipamento para testar todos os moradores da capital mineira, órgãos públicos conseguem verificar por meio do esgoto toda a população.

Essa é a primeira vez, em nove semanas, que 100% das amostras da bacia do Arrudas testaram positivo para a presença do vírus. Na bacia do Onça, isso acontece desde a sétima semana.

Essa conclusão está contida no sexto Boletim de Acompanhamento do projeto-piloto Monitoramento Covid Esgotos, conduzido pela Agência Nacional de Águas (ANA) e pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em ETEs Sustentáveis, coordenado sediado na UFMG. 

A iniciativa conta com a parceria da Copasa, empresa de saneamento do estado, do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) e da Secretaria de Saúde de Minas Gerais.

A estimativa de infecção chegou a 11,7% da população atendida por uma das sub-bacias de esgotamento analisadas, em um dos pontos de coleta. Na semana anterior (1 a 5 de junho), dados do mesmo ponto possibilitavam estimar que 6,9% da população atendida estaria infectada pelo novo coronavíru.

Na oitava semana de pesquisa, estimava-se que havia mais de 20 mil pessoas infectadas. A quantidade de pessoas estimadas no final da nona semana (mais de 50 mil) equivale a aproximadamente 2,5% de toda a população interligada aos sistemas de esgotamento e tratamento das bacias do Arrudas e do Onça.
 

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    Mudança foi solicitada pelos dois clubes que jogam pelo torneio nacional no meio da próxima semana #itatiaia

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    Números explodem de um dia para o outro, disse Infectologista Carlos Starling. #Itatiaia

    Acessar Link