Notícias

Novo coronavírus: características podem ser parecidas com gripes e resfriados

Por Aline Campolina/Itatiaia, 29/01/2020 às 15:49
atualizado em: 29/01/2020 às 16:51

Texto:

Foto: Pixabay/ banco de imagens
Pixabay/ banco de imagens

O governo federal decide ampliar o monitoramento de casos de coronavírus, doença que já matou 132 pessoas na China. Além de Belo Horizonte, o Ministério da Saúde (MS) investiga outros dois novos casos suspeitos no país, um em São Leopoldo (RS) e outro em Curitiba (PR).

Estevão Urbano, médico infectologista e presidente da Sociedade Mineira de Infectologia, explica que as características do coronavírus são bem semelhantes às gripes e aos resfriados.

“Esse é um novo vírus, então muita coisa ainda está em aberto. Mas, muito possivelmente, a transmissão é parecida com uma gripe (por gotículas de salivas), ou seja, tosse ou espirro. Ou então, se as gotículas contaminam superfícies e você, com suas próprias mãos, leva essas gotículas para regiões de mucosas, o vírus se prolifera e pode então causar doença” afirma.

O tratamento para o coronavírus é aquele chamado de suportivo, ou seja, não existe um remédio que cura, que combata a doença. Ele é feito por cuidados durante a internação do paciente.

“O suporte clínico é fundamental. Hidratação, remédios para febre, etc. Mas, para os casos graves, que são aqueles que evoluem para pneumonia, nós não temos tratamento específico com um antiviral. Então, não havendo um remédio específico para combater esse vírus, o que nós fazemos é manter esses indivíduos com oxigenação e outras medidas de suporte à vida esperando que neste período o organismo consiga desenvolver defesas imunológicas que possam reverter a situação”, detalha o médico.

Segundo a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), a mulher de 22 anos (suspeita de ter contraído a doença), foi transferida para o Hospital Eduardo de Menezes para ser acompanhada. Ela esteve em Wuhan, na China, e chegou ao Brasil em 24 de janeiro. Nesta semana, a Organização Mundial da Saúde (OMS) passou a classificar como "elevado" o risco internacional de contaminação pelo novo coronavírus.

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    Campeonato Mineiro Coimbra x América

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    ⚽Boliviano irá desembarcar em Belo Horizonte nesta terça-feira, às 11h30

    Acessar Link