- A Rádio
- Esportes
- Editorias
- ItaCast
- Central de áudios
- Colunistas
- Quem Somos
- Fale Conosco
Nesta quinta-feira, 7 de janeiro, é lembrado o dia do leitor. Que a leitura traz vários benefícios para nossa vida como ampliar o conhecimento e enriquecer o vocabulário, todos nós sabemos. Mas os benefícios proporcionados pela leitura vão muito além. A leitura faz bem para o corpo e para mente, principalmente em tempos de pandemia.
De acordo com a psicóloga e neuro-psicóloga Fabiana Gomes, a leitura sempre traz benefícios para a saúde e bem-estar. “Temos diversos gêneros na literatura e cada uma dela nos traz experiências únicas, ampliando nosso leque de conhecimento, nos ajudando a conhecer melhor o outro e a nós mesmos, nos ajuda até nos eventos cotidianos, ampliando nosso repertório para resolução de problemas”, detalha.
Para a especialista, a leitura tem papel muito importante no combate à ansiedade e depressão. “Para pessoas que tem transtorno de ansiedade e depressão, a leitura é benéfica, pois faz com que a gente mude o foco, é como se a nossa mente se desligasse do mundo externo e passasse a viver naquele contexto da história, com isso nossos músculos ficam relaxados, nossos pensamentos acalmam e a frequência cardíaca diminui. Cada um se identifica com um tipo de leitura, e isso não importa, ela sempre terá o efeito de nos fazer escapar da nossa preocupação, da rotina diária e consequentemente nos trará a um estado de relaxamento e de bem-estar, explica a psicóloga e neuro-psicóloga.
Amante da leitura, o executivo Thales Moreira diz que com a pandemia do coronavírus, que estabeleceu o isolamento social e limitou atividades de lazer, a leitura ganhou mais espaço. “Com a pandemia eu tive mais tempo pra ler. A pandemia acabou me ajudando a ler mais”, afirma.
E aí, vamos ler um livro?