Notícias

No Congresso há 13 anos, lei que regulamenta o lobby pode ser aprovada no ano que vem

Ouça na Íntegra
00:00 00:00
Por Edilene Lopes | 02/11/2020 às 09:15
Pixabay/ banco de imagens
Foto: Pixabay/ banco de imagens

Nos Estados Unidos, o Lobby, que é uma atividade exercida por profissionais que defendem interesses de alguma parcela da sociedade junto aos políticos, principalmente os parlamentares, é comum e regulamentado.

No Brasil, por causa de práticas ilegais, o Lobby é visto com maus olhos. Realidade que precisa ser mudada, de acordo com Carolina Veloso, que é presidente da Associação Brasileira de Relações Institucionais e Governamentais (Abrig).

A expectativa de Carolina Venuto é que a lei para regulamentação, que está parada no Congresso há 13 anos, seja aprovada no ano que vem. Enquanto isso não acontece, a entidade acaba de lançar um manual de boas práticas para profissionais da área.

Ainda segundo Carolina Venuto, a atividade é essencial na política e deve ser exercida de forma ética e a regulamentação vai ajudar a diminuir a corrupção no Brasil.

"Todo mundo pode e deve fazer lobby. Hoje nós temos cada vez mais a presença da sociedade civil organizada fazendo essa interferência junto aos legisladores para apresentar as informações daquele setor".

 

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou