Notícias

Morre detento que testou positivo para covid-19 em Ribeirão das Neves, na Grande BH

Por Rômulo Ávila , 20/06/2020 às 06:59
atualizado em: 20/06/2020 às 14:32

Texto:

Foto: Omar Freire/Imprensa MG
Omar Freire/Imprensa MG

RESUMO

  • Como o teste feito foi o rápido, a Sesjusp ainda não confirma o óbito por covid-19
  • Pode ser o primeiro óbito por covid-19 no sistema prisional de Minas
  • Detento tinha 67 anos e foi internado com quadro pneumonia
  • Na última semana, 34 presos da unidade testaram positivo para o novo coronavírus


Um detento do presídio Inspetor José Martinho Drumond, em Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana, morreu nessa quinta-feira (18). Antônio Pereira Nunes, de 67 anos, testou positivo para covi-19 na última terça-feira (16) após apresentar quadro de pneumonia e ser internado um dia antes no Hospital São Judas Tadeu. As informações foram confirmadas ao site da Itatiaia pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp). O detento fez o teste rápido, mas a Sesjusp ainda investiga se a causa do óbito foi mesmo covid-19. Na última semana, 34 presos da unidade testaram positivo para o novo coronavírus. 

“Com prioridade e de forma célere, o Estado investiga agora a causa desse óbito: se motivada por coronavírus ou causada por outra enfermidade, como a identificada pneumonia, apesar da infecção por covid-19”, diz a nota. “A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e o Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen-MG) lamentam profundamente a morte de Antônio Pereira Nunes”. 

Antônio era cardiopata e hipertenso. Na quarta-feira, dia 17/6, recebeu o benefício na quarta-feira (17) da prisão domiciliar. “Ele estava, de forma ininterrupta, desde 2014 no sistema prisional mineiro, com condenação de 14 anos”, diz Sejusp.

Conforme a Sejusp, todos os 26 presos que pertencem à ala em que Antônio se encontrava já estão isolados desde segunda-feira (15). “Estão sendo acompanhados pela equipe de saúde da unidade. O local também está recebendo limpeza e desinfecção diariamente. Vale ressaltar que a testagem de todos os detentos e servidores do Presídio Inspetor José Martinho Drumond já foi iniciada, em uma parceria da Sejusp, Secretaria de Estado de Saúde (Ses) e Prefeitura de Ribeirão das Neves”, diz a nota.  

Dos 34 presos que testaram positivo para covid-19 na unidade, a Sejusp informa que 33 estão assintomáticos e um com sintomas leves – todos também acompanhados pela equipe de saúde. O presídio Inspetor José Martinho Drumond segue sendo acompanhado com prioridade pelo Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen-MG). A situação da unidade tem sido debatida e ações de gestão, tomadas, duas vezes por dia, em conjunto com instituições como Tribunal de Justiça de Minas Gerais, Ministério Público e Defensoria Pública”, informa a nota.

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    'O projeto introduz dispositivos claros e objetivos, com penalidade para aqueles que prestarem informações falsas ou deixarem de executar as medidas compensatórias', defend...

    Acessar Link