Notícias

Morre Berê, elefante do zoológico de Belo Horizonte, após infecção generalizada

O animal estava internado desde o dia 5 de julho e recebeu todos os cuidados necessários

Por Redação , 14/10/2021 às 16:49
atualizado em: 14/10/2021 às 16:57

Texto:

Foto: Suziane Fonseca/PBH
Suziane Fonseca/PBH

A elefante fêmea do Jardim Zoológico de Belo Horizonte morreu, nesta quinta-feira (14), após infecção generalizada, conforme informações da Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica (FPMZB). Berê, que tinha 46 anos, estava recebendo tratamento médico veterinário desde o dia 5 de julho deste ano.

O animal era um dos mais velhos do zoológico. Desde julho, a equipe da unidade, com apoio de professores da Escola de Veterinária da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), ofereceu todos os cuidados necessários para tratamento da elefante.

Berê foi submetida a inúmeros exames clínicos, laboratoriais, de ultrassonografia e endoscopia uterina. Porém, ela não respondeu ao tratamento e veio a óbito nesta quinta.

A necropsia aponta que a elefante teve infecção generalizada, que ocorreu após infecções uterina e pulmonar. “O laudo será concluído após a realização de exames post mortem, em um prazo estimado de 30 dias”, afirmou a fundação.   

“Desde então, foram duas gestações bem sucedidas. Teve como filhotes a fêmea Axé, que permanece em BH, e o macho Chocolate, que encontra-se no Zoológico de Brasília”, revelou. 

O Zoológico de BH já reproduziu elefantes africanos, que estão ameaçados de extinção, sendo pioneiro no país. 

“Com o falecimento de Beré, permanecem no local o casal ‘Jamba’ e ‘Axé’”, explicou a fundação.
 

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    Partida acontece nesta terça-feira (7), às 11h. No jogo de ida, times empataram por 0 a 0. #Itatiaia https://www.itatiaia.com.br/noticia/galo-x-bragantino-fazem-final-do-bras...

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    Militares do Corpo de Bombeiros também atuam, nesta segunda-feira (6), para evitar reignição no Parque das Mangabeiras, em BH. #Itatiaia https://www.itatiaia.com.br/noticia/s...

    Acessar Link