Notícias

Moradores do bairro Citrolândia, em Betim, contabilizam prejuízos e temem quedas de imóveis

Mais de 1.500 chamados foram registrados até esta quinta-feira (13)

Por Com informações de Ailton do Vale , 14/01/2022 às 11:02
atualizado em: 14/01/2022 às 11:46

Texto:

Moradores do bairro Citrolândia, em Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte, ainda contabilizam os estragos feitos pelas fortes chuvas dos últimos dias e tentam recuperar o que foi perdido. Outra coisa que preocupa é o fato de algumas casas ainda correrem o risco de desabar, mesmo após a trégua dada pela chuva. 

A pescadora Roselene Souza conta que o imóvel em que ela mora pode desabar a qualquer momento. “Eu moro no segundo andar e o primeiro está rachando, a casa treme toda e a gente não tem condição de ficar lá. Estou dormindo em casa de parentes. Perdemos tudo, está tudo alagado, tudo molhado”. 

Ela conta que está difícil até mesmo para se alimentar. “Peguei na rua o que eu consegui ontem seco. Peguei um arroz velho [para alimentar a família], até com bichinhos”, disse. 

O líder comunitário Welby Alves de Araújo diz que a situação é precária. “Aqui é a casa do morador Mauro Lúcio, ele é deficiente, paraplégico, e eu sou praticamente o único tutor dele. Se continuar chovendo a casa dele vai desabar, não tem segurança, não tem estrutura. Liguei algumas vezes para a Defesa Civil, chamou e não atendeu. A casa alagou nos últimos dias, muito barro, muita lama, ele perdeu muita coisa. Nós, vizinhos, ajudamos. Se não fosse a solidariedade ele tinha ficado alagado.”

Até esta quinta-feira (13) Betim registrou 1.545 chamados decorrentes das fortes chuvas. Os bairros Citrolândia, Nossa Senhora de Fátima e Teresópolis são os que concentram maior número de ocorrências graves. O rio Betim e a represa Vargem das Flores também verteram, o que provocou danos em outras regiões, como Norte e Centro, atingindo os bairros Vila das Flores e Nossa Senhora de Fátima.

Até o momento, a cidade apresenta 28 vias com interdição completa ou parcial. Dados da Superintendência de Defesa Civil apontam que 9.251 pessoas precisaram ser desalojadas de suas casas e levadas para casas de parentes ou amigos. Até o momento, 309 pessoas foram acolhidas em oito abrigos disponibilizados pelo município.  

 

 

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    O apresentador Thiago Reis, e o comentarista Edu Panzi, entrevistam personalidades do esporte e analisam os acontecimentos do futebol. Inscreva-se no canal da Itatiaia no You...

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    Substituto de Fábio tirou foto com o amigo Gomes, que jogou no Cruzeiro nos anos 2000 #Itatiaia https://www.itatiaia.com.br/noticia/rafael-cabral-novo-goleiro-do-cruzeiro-s...

    Acessar Link