Notícias

Ministério Público denuncia Vale e três dirigentes por crime ambiental em Nova Lima

Segundo a denúncia, a empresa infringiu a lei ambiental através da emissão de poluentes no ar e no solo

Por Com Agência Estado , 10/06/2021 às 14:05
atualizado em: 11/06/2021 às 07:34

Texto:

Foto: Google Maps
Google Maps

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) ofereceu denúncia contra a Vale e três dirigentes da mineradora por crime ambiental. De acordo com o órgão, a empresa infringiu a lei ambiental através da emissão de poluentes no ar e no solo que resultaram em danos à saúde humana e destruição da fauna e flora na Usina de Pelotização da Fazenda Rio de Peixe, no Complexo Vargem Grande, em Nova Lima, na região metropolitana de Belo Horizonte.

Segundo apurado pelo MPMG, entre 2011 e 2015 a usina emitiu de forma irregular partículas e óxidos de nitrogênio, atingindo especialmente a região do Condomínio Solar da Lagoa, que fica em frente à usina, e prejudicando a saúde dos moradores.

Além disso, a usina da Vale teria lançado de forma irregular efluentes líquidos no solo da região, entre 2011 e 2014. O MPMG alega ainda que a unidade produziu poluição sonora acima do aceitável em períodos noturnos, considerando que a região em que está localizada tem caráter rural.
 
De acordo com a denúncia, "por omissão de seus administradores e diretores responsáveis, ora denunciados, deixou de adotar medidas de precaução exigidas pela autoridade competente, expondo o meio ambiente a risco grave e irreversível". 

Este é o segundo revés da Vale no Judiciário mineiro nesta semana. Na quarta-feira, a Justiça do Trabalho condenou a mineradora a pagar indenização de R$ 1 milhão por danos morais para cada trabalhador morto no rompimento da barragem de Brumadinho, em 2019.

A companhia informou nesta quinta-feira estar sensível à situação dos atingidos, e que vem realizando acordos com os familiares dos trabalhadores vítimas da tragédia. 

Vale

Por meio de nota, a Vale afirmou que ainda não foi formalmente citada sobre o eventual recebimento da denúncia oferecida pelo Ministério Público de Minas Gerais (MP-MG). "A Vale informa que ainda não foi formalmente citada em relação ao eventual recebimento da denúncia. A empresa reforça o seu compromisso com a sociedade e com o meio ambiente", disse a mineradora.
 

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    Paralisação será por tempo indeterminado. #Itatiaia

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    Localização dessas pessoas tem sido mais facilitada pelas novas ferramentas tecnológicas. #Itatiaia

    Acessar Link