Notícias

Ministério Público alerta consumidores sobre riscos de golpes na Black Friday

"Se uma oferta parece boa demais para ser verdade, geralmente não é verdade", diz coordenador do MP

Por Com João Felipe Lolli, 25/11/2021 às 08:42
atualizado em: 25/11/2021 às 08:47

Texto:

Foto: Agência Brasil
Agência Brasil

Golpes são comuns durante a Black Friday

A euforia com preços mais baixos e oportunidades para comprar o tão desejado produto podem se tornar uma armadilha. 

O Coordenador Estadual de Combate aos Crimes Cibernéticos do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), Mauro da Fonseca Ellovitch, descreve as principais modalidades de golpe, tendo em vista a Black Friday.

"Os estelionatários estão sempre buscando oportunidades em que as vítimas estão mais desatentas ou mais eufóricas para tentar ludibriá-las. A Black Friday é sempre uma grande oportunidade porque surgem diversas ofertas, aumenta a demanda por produtos, por novos fornecedores, e aí os criminosos criam sites falsos, perfis falsos, sites que emulam sites de grandes empresas, para sempre induzir a vítima a erro", contou.

O promotor traz agora dicas para o consumidor evitar problemas. 

"Para se prevenir desse tipo de golpe, nós recomendamos que a pessoa não faça compra de impulso, que ela consulte antes quem é aquele fornecedor, vá nos sites de auxílio ao consumidor, como Reclame Aqui, e verifique se já existem ocorrências registradas contra aquele determinado fornecedor, qual é o nível de atendimento dele. Fique atento com os sites que você está entrando, especialmente se eles forem mandados por links por redes sociais ou pelo WhatsApp. Verifique se aquele site corresponde ao verdadeiro da empresa que está procurando. Se uma oferta parece boa demais para ser verdade, geralmente ela não é verdade", concluiu.

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    Partida acontece nesta terça-feira (7), às 11h. No jogo de ida, times empataram por 0 a 0. #Itatiaia https://www.itatiaia.com.br/noticia/galo-x-bragantino-fazem-final-do-bras...

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    Militares do Corpo de Bombeiros também atuam, nesta segunda-feira (6), para evitar reignição no Parque das Mangabeiras, em BH. #Itatiaia https://www.itatiaia.com.br/noticia/s...

    Acessar Link