Ouça a rádio

Compartilhe

Minas se prepara para vacinar adultos com a 3ª dose da vacina contra a covid-19

Maiores de 18 anos com mais de cinco meses do complemento vacinal devem tomar a dose de reforço

Gil Leonardi/ImprensaMG
Foto: Gil Leonardi/ImprensaMG

Adultos devem receber dose de reforço cinco meses após a aplicação da 2ª dose

Minas Gerais começa a aplicar nos próximos dias a terceira dose da vacina contra covid-19 para adultos que tenham completado cinco meses da segunda dose. A orientação foi divulgada nessa terça-feira (16) pelo Ministério da Saúde, que ampliou o grupo que receberá a imunização de reforço, necessária para aumentar a produção de anticorpos contra o novo coronavírus.

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) informou que segue as orientações da pasta federal e que aguarda notificação oficial sobre a imunização com dose de reforço para as pessoas acima de 18 anos para realizar o planejamento de vacinação.

O infectologista Carlos Starling, integrante do Comitê de Enfrentamento à Covid-19 da Prefeitura de Belo Horizonte, avalia como positiva a terceira dose na população adulta. "Ela é fundamental, à medida que o tempo passa e a imunidade das pessoas cai progressivamente", afirma. 

Mais vacinas 

O estado recebe nesta manhã mais um carregamento de vacinas contra covid-19. As doses, do imunizante Cominarty, da farmacêutica Pfizer, desembarcam no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, e completam as entregas realizadas ontem (16), que totalizam 678 mil doses. 

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) armazena as doses recebidas na Central Estadual da Rede de Frio e organiza a logística de distribuição para repassar imediatamente às Unidades Regionais de Saúde, que as entregam, posteriormente, aos municípios.