Pesquisa da Quaest Consultoria, feita com exclusividade para a Rádio Itatiaia, mostra que 85% dos entrevistados consideram a pandemia do novo coronavírus muito grave e apenas 2% acham a situação pouco grave. O levantamento foi feito por coleta digital entre 19 e 23 de março, com mil pessoas de 114 municípios dos 26 estados e do Distrito Federal. A margem de erro é de 3,1%.
Mais de 90% das pessoas pretendem evitar eventos públicos, lavar as mãos mais vezes ao longo do dia, evitar sair de casa, procurar se informar, evitar proximidade física e cancelar viagens. A pesquisa também aponta que 95% são favoráveis ao governo estipular quarentena para indivíduos infectados, 93% concordam com o cancelamento de eventos de grandes públicos e 92% são a favor do aumento dos gastos com saúde pública.
Sobre o trabalho do governo federal, 15% acham que Bolsonaro está lidando muito bem com a crise do coronavírus, enquanto 32% acham que ele está lidando muito mal. Entre os de esquerda, 91% acham a pandemia muito grave; entre os de direita, 81%.
Para 72%, a imprensa e as pessoas não estão exagerando em relação à pandemia. Para quem avalia bem o governo, 34% acham que há sim exageros; para quem avalia mal o governo, só 17% acham que há exagero.
Confira alguns resultados das pesquisas: