Notícias

Live 'Carnaval Tá On' discute folia e gastronomia para o fortalecimento do turismo em BH

Evento on-line acontece diretamente do Mercado Central e reúne apresentações musicais, intercâmbio de ideias sobre uso das cidades e bate-papo com dicas de comidas e lugares

Por Da Redação , 16/09/2021 às 14:13
atualizado em: 16/09/2021 às 16:09

Texto:

Foto: Nathalia Vieira/Divulgação
Nathalia Vieira/Divulgação

A live será transmitida pelo canal do YouTube da ‘TV Baixa Gastronomia por Nenel’

Se é carnaval o ano inteiro, o dia 19 de setembro está marcado para ser o apogeu da folia. Nessa data Belo Horizonte tem um encontro marcado com a mineiridade. É quando acontece a live ‘Carnaval Tá On’, promovida pelo Unidos do Samba Queixinho, um dos blocos mais tradicionais do carnaval de Belo Horizonte.  

O evento é patrocinado pela Prefeitura de Belo Horizonte por meio da Belotur e une apresentações musicais com bate-papo que debate o papel do carnaval e da gastronomia para o fortalecimento do turismo cultural em BH. A live será transmitida pelo canal do YouTube da ‘TV Baixa Gastronomia por Nenel’ e terá como palco o Mercado Central, símbolo da cultura mineira, localizado no coração de BH.  A apresentação fica a cargo do jornalista Daniel Neto, o Nenel, fundador do canal Baixa Gastronomia, referência da culinária dos bares e botecos. 

“O carnaval é uma grande oportunidade para conhecer a riqueza da nossa gastronomia. A folia funciona também como porta de entrada para muita gente que vem e acaba voltando em outras épocas do ano”, diz Nenel, ao lembrar também que em 2019, BH foi eleita "Cidade Criativa da UNESCO pela Gastronomia".

No evento, Nenel recebe convidados, como Virgínia Sasdelli, do Canal BH Dicas, e apresenta shows com a Roda de Samba do Queixinho, que irá contar com as presenças do mestre de bateria e fundador do bloco, Gustavo Caetano; da percussionista Mônica Santos; e também dos cantores Heleno Augusto, do bloco Havaianas Usadas, Lucas Fainblat, Guilherme Freitas, vocalista do Samba Queixinho, e Alvaro Ferr. Juntos, eles mostram a rica identidade musical mineira, além de mediar diálogos com agentes culturais de outras cidades.

A festa, a comida e o acolhimento mineiro

Hoje, o carnaval de rua já se tornou um símbolo de Belo Horizonte, tal como o queijo, a cachaça, a cerveja artesanal e o hábito de encontrar com muita alegria os amigos pelos bares da vida sempre com muito acolhimento, no melhor jeito mineiro de ser.

Segundo a Belotur, só em 2020, as ruas da capital mineira receberam cerca de 4,3 milhões de foliões, o que credencia a cidade como palco de um dos maiores carnavais do país. Desta forma, o intercâmbio cultural com outras cidades de folia já consolidada é um dos destaques do ‘Carnaval tá On’. 

Para debater o direito ao espaço público, o papel democrático das ruas, o desafio da festa inclusiva, entre outros assuntos, serão convidados personalidades de diversas capitais do Brasil. De BH, Gustavo Caetano, do Bloco Unidos da Samba Queixinho, e Heleno Augusto, do Bloco Havaianas Usadas. Do Rio de Janeiro, Rita Fernandes, consultora de conteúdos sobre carnaval de rua para a Globo News. Já de São Paulo, Marcelo Azevedo, da Orquestra Voadora, José Cury, fundador de blocos e coordenador do Fórum de Blocos de Carnaval de Rua de São Paulo, e Pedro Keiner, do Bloco Filhos de Gil.

Segundo Gustavo Caetano, é importante fazer essa interlocução com outros estados porque o carnaval de rua traz questões não só geográficas, mas culturais. “Nossos desafios para botar o bloco na rua são os mesmos. Não só pensamos, mas vivemos o carnaval todos os dias. É uma festa permanente e em BH não pode ser diferente”, diz.

Ainda sem ser presencial, o evento ‘Carnaval Tá On’ ,de acordo com Gustavo, vem para provar essa ideia e jogar luz o ano inteiro aos temas levantados durante os quatro dias de folia. São infinitas as possibilidades de crescimento e o fortalecimento do turismo cultural de Belo Horizonte, que segue em busca de uma festa cada vez mais participativa, democrática, inclusiva e bonita, afinal, ‘BH tá on’.

Serviço:
Carnaval Tá On - 19 de setembro
De 13h30 às 17h, pelo canal do YouTube da “TV Baixa Gastronomia por Nenel”. (Link: https://www.youtube.com/c/TVBaixaGastronomiaporNenel)
Transmissão diretamente do Mercado Central
O evento é patrocinado pela Prefeitura de Belo Horizonte por meio da Belotur.
#CarnavalTaOn

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    Partida acontece nesta terça-feira (7), às 11h. No jogo de ida, times empataram por 0 a 0. #Itatiaia https://www.itatiaia.com.br/noticia/galo-x-bragantino-fazem-final-do-bras...

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    Militares do Corpo de Bombeiros também atuam, nesta segunda-feira (6), para evitar reignição no Parque das Mangabeiras, em BH. #Itatiaia https://www.itatiaia.com.br/noticia/s...

    Acessar Link