Notícias

Itatiaia mostra que 22 deputados estaduais são cotados para disputar prefeituras em Minas

Por Edilene Lopes, 06/02/2020 às 07:13
atualizado em: 06/02/2020 às 11:54

Texto:

Ouça na Íntegra
00:00 00:00
Foto: Montagem Itatiaia
Montagem Itatiaia

Pelo menos 22 dos 77 deputados estaduais mineiros são pré-candidatos ou são cotados para concorrer ao cargo de prefeito no estado. Para Belo Horizonte, um dos nomes cogitados é o de Mauro Tramonte (Republicanos), parlamentar mais votado de Minas, com cerca de 500 mil votos. Segundo ele, a questão está indefinida. 

O deputado João Vítor Xavier (Cidadania) confirma o nome na corrida pela prefeitura da capital. Professor Wendel (Solidariedade) afirma que também estará na disputa em BH. Outro que nunca havia sido citado, mas que se apresenta como possibilidade é o Alencar da Silveira Junior (PDT). Embora o PV não tenha decidido por um nome, Mário Henrique Caixa é citado.

Entre os deputados estaduais do PSDB, não haverá candidato à prefeitura da capital. O PT passará por um processo de decisão interno e, por enquanto, entre os nomes da Casa legislativa estão os de André Quintão e Beatriz Cerqueira.

O PSL que terá diversos parlamentares candidatos. Em Belo Horizonte há dois nomes. Um deles é o do deputado Bruno Engler, que por enquanto está na sigla, mas até a eleição pode acompanhar o presidente Jair Bolsonaro, que deixou a legenda. Coronel Sandro, natural de Governador Valadares, no Vale do Rio Doce, também deve sair do PSL e pretende disputar a prefeitura de BH.

Em Contagem, na Região Metropolitana, o deputado do PSL, que não pretende deixar o partido e deve disputar a prefeitura, é professor Irineu. Ele deve enfrentar a deputada estadual Marilia Campos (PT), que já foi prefeita da cidade. 

Em Sete Lagoas, na região Central, o deputado Douglas Melo (MDB) já anunciou que participará da disputa. O deputado Inácio Franco (PV) deve se candidatar a prefeito em Pará de Minas, na mesma região.

Celinho do Sintrocel (PC do B) deve ser candidato em Coronel Fabriciano, no Vale do Aço. Em Juiz de Fora, na Zona da Mata, a deputada Sheila (PSL) é cotada para disputar a prefeitura. Se enfrentar o pleito, terá como adversário outros deputados estaduais, dentre eles, Betão (PT). O deputado Noraldinho Junior (PSC) também deve concorrer na cidade.

Em Montes Claros, no Norte de Minas, a deputada estadual Leninha (PT), pode entrar na disputa. Em Divinópolis, no Centro-Oeste mineiro, Cleitinho (Cidadania) é um possível candidato, com chances de uma literalmente chapa puro-sangue, com o irmão gêmeo. Em Araxá, no Triângulo Mineiro, Bosco (Avante) pode ser candidato. Em Uberaba, na mesma região, o deputado Heli Grilo (PSL) será candidato. 

Fábio Avelar (Avante) é cotado, mas ainda não se decidiu se deve ou não ser candidato em Nova Serrana, na região Central de Minas.

Ao contrário de outras profissões, os deputados não precisam se afastar do trabalho no período eleitoral e podem exercer as atividades legislativas normalmente, incluindo as votações. Parlamentares negam, mas, historicamente, no período de campanha o parlamento fica com ritmo mais lento, já que os candidatos se dedicam à conquista de votos.

Possíveis candidatos:

Alencar da Silveira Jr. (PDT)
André Quintão (PT)
Beatriz Cerqueira (PT)
Betão (PT)
Bosco (Avante)
Bruno Engler (PSL)
Celinho Sintrocel (PCdoB)
Cleitinho Azevedo (Cidadania)
Coronel Sandro (PSL)
Delegada Sheila (PSL)
Delegado Heli Grilo (PSL)
Douglas Melo (MDB)
Fábio Avelar de Oliveira (Avante)
João Vítor Xavier (Cidadania)
Leninha (PT)
Marília Campos (PT)
Mário Henrique Caixa (PV)
Mauro Tramonte (Republicanos)
Noraldino Júnior (PSC)
Professor Wendel Mesquita (Solidariedade)
Professor Irineu (PSL) 
Inácio Franco (PV)

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    A previsão é de que os primeiros voos experimentais sejam realizados em outubro em Campinas, SP. #Itatiaia

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    ⚽️O Atlético Goianiense, por sua vez, se deparou com quatro testes positivos entre seus atletas.

    Acessar Link