Ouça a rádio

Compartilhe

Itatiaia conquista liderança inédita e se torna a rádio mais ouvida no Brasil

Emissora chega ao primeiro lugar na preferência do público, segundo pesquisa Kantar Ibope Media, oito meses após ter sido adquirida pelo empresário Rubens Menin

Naice Dias
Foto: Naice Dias

Rádio Itatiaia é a emissora mais ouvida do Brasil

A Rádio de Minas agora é a rádio mais ouvida no Brasil. É o que mostra pesquisa realizada pela Kantar Ibope Media, em janeiro. Conforme o levantamento, que analisa o desempenho de rádios brasileiras no dial e nas plataformas digitais, a Itatiaia acaba de assumir, pela primeira vez, o posto de emissora com o maior número de ouvintes únicos do país ao alcançar um público de 1,14 milhão de pessoas nas plataformas digitais e 1,98 milhão de ouvintes no dial.

Os números dão à Itatiaia a expressiva marca de 3,12 milhões de pessoas ligadas à programação da emissora, em janeiro, seja pelo rádio ou pela internet. Com considerável vantagem sobre o segundo lugar na pesquisa, a Itatiaia é a única rádio de Minas a aparecer no ranking entre as dez mais ouvidas no Brasil.  A pesquisa Kantar Ibope Media chega no momento em que a emissora celebra 70 anos de existência. Ao longo deste ano, várias ações irão marcar as sete décadas da empresa.

Diogo Gonçalves, presidente da Itatiaia, comemora os números e destaca que estar em primeiro lugar na preferência nacional é uma conquista não só da emissora, mas de todos os mineiros. Ele atribui o feito inédito, entre outros fatores, à maior interação com o público por meio dos canais digitais: “Estar na liderança nacional é colocar Minas no lugar mais alto do pódio. Há menos de um ano, quando assumimos a Itatiaia, firmamos o compromisso de investir no digital e seguiremos com esse propósito. Nosso conteúdo hoje chega ao público no formato que ele escolhe, sempre com qualidade e isenção. A forma de consumir informação mudou e nós também mudamos. O compromisso com o público está no DNA da Itatiaia”.

“Estar na liderança nacional é colocar Minas no lugar mais alto do pódio”, Diogo Gonçalves, presidente da Itatiaia

A pesquisa Kantar Ibope Media revela ainda que a Rádio de Minas mantém liderança absoluta em audiência na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Além dos esforços empregados na transformação digital da emissora, Diogo Gonçalves ressalta a importância de se contar com um time competente, apaixonado e altamente engajado: “Com toda franqueza, posso assegurar que essa é uma conquista coletiva, fruto do envolvimento de cada colaborador da Itatiaia. Temos nos bastidores uma equipe impecável, que deixa a atuação dos gigantes do microfone ainda mais brilhante. Todos merecem erguer esse troféu”.

O desempenho nas plataformas de streaming consolida a empresa como uma das maiores produtoras de conteúdo jornalístico do país.  No AM (610) e FM (95,7), a emissora conta atualmente com uma média de 140 mil ouvintes por minuto. Além disso, o aplicativo da Itatiaia é o app de rádio mais baixado no país, com cerca de 1,3 milhão de downloads, conforme ranking da Apple e Play Store.

O vice-presidente da holding Itasat, João Vítor Xavier, também comemorou o resultado da pesquisa: “É uma vitória muito grande para a Rádio Itatiaia e para Minas Gerais. Nosso Estado não é o mais populoso do Brasil, mas, mesmo assim, tem uma empresa de comunicação com a rádio mais ouvida do Brasil. Isso é um motivo de muito orgulho, porque a Itatiaia tem a cara de Minas, do povo mineiro. A Rádio Itatiaia se coloca ao lado dos mineiros em todas as situações. É uma equipe que vive as dores dos mineiros, se entrega pelas causas dele”. 

“É uma vitória muito grande para a Rádio Itatiaia e para Minas Gerais”, João Vítor Xavier, vice-presidente da holding Itasat

A diretora de Jornalismo da Itatiaia, Maria Cláudia Santos, destaca o importante papel social do jornalismo e a responsabilidade que lhe é delegada por ser ouvida por mais de 3 milhões de pessoas. "Ser a rádio mais ouvida do Brasil é o reconhecimento do trabalho de uma equipe impressionante, que se coloca todos os dias disposta a fazer o melhor para dar voz aos mineiros".

O diretor de Esportes da Itatiaia, Michel Ângelo, ressalta o orgulho que sente com a notícia no ano do septuagésimo aniversário da rádio. "Essa marca é muito significativa e fortalece ainda mais o nosso compromisso de levar a cada ouvinte tudo o que importa para Minas: no esporte, no jornalismo, no entretenimento e na prestação de serviços.”

Legado de sete décadas

Em maio de 2021, quando adquiriu a Itatiaia, o empresário Rubens Menin falou sobre a responsabilidade de preservar o legado da emissora que se tornou patrimônio dos mineiros. Agora, ele reforça o compromisso: “A Itatiaia sempre foi líder absoluta em nosso Estado. Meu maior desejo sempre foi manter a independência jornalística, a imparcialidade e tantos outros atributos que posicionam a Itatiaia entre as maiores. Inegavelmente é uma satisfação imensa saber que a nossa rádio de Minas é a mais ouvida no país”, destaca Menin.

“Inegavelmente é uma satisfação imensa saber que a nossa rádio de Minas é a mais ouvida no país”, Rubens Menin, empresário

ITATIAIA EM NÚMEROS
140 mil ouvintes por minuto
400 mil ouvintes exclusivos
1,3 milhão de downloads no aplicativo de rádio mais baixado no Brasil
3,12 milhões de pessoas, em janeiro, ligadas à emissora, seja pelo rádio ou internet
1,14 milhão de pessoas nas plataformas digitais
1,98 milhão de ouvintes no dial