Notícias

Incêndio destrói vegetação, equivalente a 1.400 campos de futebol, há 15 dias no Alto Paranaíba, em Minas

Segundo estimativas da prefeitura, cerca de 1000 hectares já foram destruídas pelo incêndio

Por Alessandra Mendes , 26/08/2021 às 07:26
atualizado em: 26/08/2021 às 11:35

Texto:

Ouça na Íntegra
00:00 00:00

Há mais de 15 dias as chamas consomem área conhecida como Serra Negra, que fica pouco mais de 15 quilômetros do Centro de Patrocínio, no Alto Paranaíba. Ao todo, segundo estimativas da prefeitura, cerca de 1.000 hectares já foram destruídas pelo incêndio, uma área que corresponde a cerca de 1.400 campos de futebol, um prejuízo ambiental e econômico ainda incalculável. 

A região tem áreas de proteção ambiental e nascentes que abastecem principalmente agricultores e a população da zona rural. Há ainda no local uma fonte de água mineral que também foi atingida pelas chamas, além de um hotel abandonado, onde o fogo poderia ter começado. A seca que prejudica o combate às chamas pode ter as consequências amplificadas pelo próprio incêndio, isso porque com o prejuízo para as nascentes quem precisa da água no entorno pode ficar sem. 

A possibilidade de problemas no abastecimento não é descartada, como explica o secretário do Meio Ambiente de Patrocínio, Antônio Geraldo de Oliveira. “Além da água mineral lá existe um monte de nascentes de águas superficiais, além da água sulfurosa, que também tem a nascente naquele local. As nascentes do Ribeirão Bebedouro, que inclusive serve de abastecimento para as propriedades rurais, humano, para horticultura, ficam lá. Com a queimada é lógico que isso não está afetando no momento, mas é provável que vai afetar com o tempo, porque queimou toda a vegetação, é um prejuízo muito grande tanto fauna quanto flora.”

Militares do Corpo de Bombeiros de cinco cidades atuam no combate às chamas. O trabalho na área de difícil acesso conta com a ajuda de aeronaves e até drones. Equipes de mineradoras que estão na região também reforçam os trabalhos na tentativa de debelar o incêndio que já dura mais de duas semanas.
 

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    Partida acontece nesta terça-feira (7), às 11h. No jogo de ida, times empataram por 0 a 0. #Itatiaia https://www.itatiaia.com.br/noticia/galo-x-bragantino-fazem-final-do-bras...

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    Militares do Corpo de Bombeiros também atuam, nesta segunda-feira (6), para evitar reignição no Parque das Mangabeiras, em BH. #Itatiaia https://www.itatiaia.com.br/noticia/s...

    Acessar Link