Notícias

Grupo suspeito de fraudar a Previdência em Minas e no interior de São Paulo é alvo da Polícia Federal

Investigação é o desdobramento da operação Encilhamento realizada pela Polícia Federal

Por Redação* , 27/10/2021 às 07:55
atualizado em: 27/10/2021 às 07:59

Texto:

Foto: Divulgação Polícia Federal
Divulgação Polícia Federal

Mandados foram expedidos pela 4ª Vara Federal Criminal da Seção Judiciária em Minas

A Polícia Federal (PF) cumpre, na manhã desta quarta-feira, nove mandados de busca e apreensão contra integrantes de grupo criminoso especializado em fraudar recursos de Instituto de Previdência. As ordens judiciais são cumpridas nas cidades de Pouso Alegre, no Sul de Minas, e Rio Claro, interior de São Paulo.  

Os suspeitos poderão responder por associação criminosa, corrupção passiva, corrupção ativa, fraude à licitação e gestão fraudulenta.

A PF busca provas da ação do grupo criminoso sobre aplicações de recursos do Instituto de Previdência de Pouso Alegre – IPREM, no período de 2012 a 2018.

“A investigação é o desdobramento da operação Encilhamento realizada pela Polícia Federal em São Paulo para desarticular uma organização criminosa que praticava fraudes envolvendo a aplicação de recursos de institutos de Previdência municipais em fundos de investimento”, diz nota da PF.

Conforme PF, os institutos continham, entre seus ativos, debêntures (valor mobiliário emitido por sociedades por ações) sem lastro, emitidas por empresas de fachada.

Na operação paulista foram identificados 28 institutos de previdência municipais com investimentos em fundos que adquiriram, direta ou indiretamente, papéis sem lastro. “Estas aquisições foram feitas através de uma empresa de consultoria contratada pelos institutos e com apoio de servidores do mesmo”, informa a PF.

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    Partida acontece nesta terça-feira (7), às 11h. No jogo de ida, times empataram por 0 a 0. #Itatiaia https://www.itatiaia.com.br/noticia/galo-x-bragantino-fazem-final-do-bras...

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    Militares do Corpo de Bombeiros também atuam, nesta segunda-feira (6), para evitar reignição no Parque das Mangabeiras, em BH. #Itatiaia https://www.itatiaia.com.br/noticia/s...

    Acessar Link