Notícias

Estatuto do Cruzeiro: apenas mudanças urgentes serão aprovadas neste momento, diz conselheiro

Por Redação, 01/06/2020 às 17:58
atualizado em: 01/06/2020 às 18:06

Texto:

Foto: Rômulo Ávila/Itatiaia
Rômulo Ávila/Itatiaia

Conselheiro nato do Cruzeiro e candidato derrotado nas eleições para o Conselho Deliberativo no último dia 21 de maio, Giovanni Baroni falou que as propostas feitas pelo Conselho Gestor para mudar o Estatuto do clube não serão aprovadas neste momento. Em entrevista à Itatiaia, o empresário ressaltou que somente alterações urgentes passarão.

“A questão da mudança do Estatuto só é feita com a votação e aprovação da maioria simples, 50% mais um (conselheiro). Nós não estamos pensando em aprovar a mudança estatutária agora, a não ser que seja alguma coisa mais urgente”, explicou.

Ouça a entrevista completa de Giovanni Baroni ao repórter Samuel Venâncio

A justificativa do conselheiro é que qualquer alteração no Estatuto será válida apenas a partir do ano que vem. “Essa mudança estatutária só passa a valer a partir de 2021. Ou seja, qualquer mudança que for feita agora, constitucionalmente falando, não tem efeito sobre as eleições, porque não pode haver mudança estatutária no ano eleitoral”, observou.

Dentre as mudanças propostas pelo Conselho Gestor para o Estatuto do Cruzeiro está o direito a voto dos sócios-torcedores. Eles teriam peso menor do que os conselheiros e precisariam estar em uma determinada categoria de associado.

Mas, pelo o que explicou Baroni, mesmo que os conselheiros aprovassem o direito a voto dos sócios-torcedores, eles não teriam a possibilidade de escolher o presidente e a mesa diretora do Conselho Deliberativo nas eleições do fim deste ano pelo fato de ser um ano eleitoral.

Baroni também falou sobre os 30 conselheiros expulsos do clube e afirmou que eles tentaram burlar o Estatuto trabalhando como Pessoa Jurídica (PJ). “Como eu sempre digo, não existe maneira certa de fazer a coisa errada”, frisou.

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    O Flecheiro joga o seu 101° jogo pelo Cruzeiro #itatiaia

    Acessar Link