Notícias

Especialistas defendem medidas para combater o coronavírus e evitar mortes em periferias de BH

Por Bryan Gonçalves, 23/04/2020 às 13:56
atualizado em: 21/06/2020 às 14:55

Texto:

Foto: Marcelo Chello/Estadão Conteúdo
Marcelo Chello/Estadão Conteúdo
00:00 00:00

Pesquisadores do Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional da UFMG sugerem propostas para enfrentamento da covid-19 nas vilas e periferias. De acordo com uma nota técnica, há a necessidade urgente de distribuição gratuita de kits de higienização e alimentação, testes para o coronavírus e, sobretudo, levar informação a essas comunidades.

O professor e pesquisador João Bosco Tonucci ressalta a importância dessas medidas. “A insalubridade, a precariedade das construções e a ausência de saneamento adequado dificultam as medidas mais básicas que precisam ser tomadas, que são, basicamente, higienização pessoal e distanciamento social”, diz.

Outro desafio, segundo Tonucci, é fazer uma articulação entre municípios nas regiões metropolitanas, buscando políticas coordenadas que levam em consideração as especificidades dos locais e a necessidade de ações urgentes em escala.

Por último, o professor menciona o desafio de levar informação a essas pessoas. “A crise tem mostrado as carências imensas de informação do estado brasileiro. A gente tem trabalhado com dados defasados, que não retratam exatamente a nossa realidade”. Ele afirma ser importante trabalhar junto a associações e movimentos sociais para o enfrentamento da doença.

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    Edição resumida está disponível para auxiliar na introdução alimentar. #Itatiaia

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    Confira a coluna de Edilene Lopes! #Itatiaia

    Acessar Link