Notícias

Espaço Cemig SESI de Eficiência Energética está aberto para visitação de alunos

Estudantes terão a oportunidade de conhecer de perto a evolução da energia elétrica, desde os primórdios do desenvolvimento industrial, até as novas e sustentáveis fontes de energia renovável, que são a marca do futuro

Por Sesi MG, 30/11/2021 às 14:03
atualizado em: 30/11/2021 às 14:14

Texto:

CONTEÚDO PUBLICITÁRIO

O Espaço Cemig SESI de Eficiência Energética, integrado ao conjunto do SESI Museu de Artes e Ofícios (SESI MAO), na Praça da Estação, no centro de Belo Horizonte, é um projeto que, desde a concepção, tem a educação como foco. O espaço aborda a sustentabilidade do planeta, encorajando uma mudança de atitude em relação ao uso dos recursos naturais e, de modo particular, da energia. 

A sala temática de eficiência energética no SESI MAO, que teve o investimento de R$ 5 milhões, se propõe a narrar o histórico da energia e apresentar as fontes de energia do futuro – as chamadas energias limpas – de modo interativo e lúdico. Além do espaço educativo, são realizadas exposições, palestras e oficinas relacionadas à eficiência energética e sustentabilidade. 

Diante de um público preferencial que se expressa por novas linguagens num mundo de disrupções tecnológicas constantes, o projeto museológico do Espaço de Eficiência Energética adota soluções contemporâneas atraentes para a garotada. Imersos numa festa de cores e outras experiências sensoriais, os estudantes encontrarão games originais, painéis táteis, videowall e projeções em 3D, assegurando de modo lúdico uma forte interatividade, marca da comunicação dos tempos atuais. 

Para formar uma nova geração de consumidores, o Espaço Cemig SESI de Eficiência Energética está aberto para visitação de milhares de estudantes de escolas particulares, públicas estaduais e municipais para visitas guiadas. Afinal, a equipe do museu é reconhecida nacionalmente pelo intenso, longo e qualificado trabalho educativo com alunos dos ensinos fundamental e médio.

De acordo com Thiago Batista, engenheiro de Eficiência Energética da CEMIG e coordenador do projeto espaço Cemig SESI de Eficiência Energética, todas as iniciativas da entidade sobre eficiência energética preveem, sempre, uma ação educacional. “É, através da educação, de criar uma cultura do consumo consciente e seguro da energia elétrica, que vamos conseguir transformar a nossa sociedade”, pontua. 

O espaço é uma iniciativa do Programa Energia Inteligente da Cemig, regulado pela Aneel, cujo objetivo é disseminar a cultura do uso eficiente da energia e da redução e eliminação do desperdício do recurso. As ações de eficiência energética da Cemig estão alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), principalmente aqueles relacionados à promoção de oportunidades de aprendizagem e do acesso à inovação.

Oficinas

Serão oferecidas oficinas, a partir do ano que vem, para o público espontâneo (grupos) e para os grupos escolares como complemento às visitas mediadas. As propostas das oficinas é trazer o universo maker através de brinquedos lúdicos e gambiologia. 
Algumas oficinas específicas sobre geração de energia, universo maker, inovação, entre outros temas que tratamos no Espaço CEMIG, serão realizadas aos sábados e divulgadas antecipadamente para inscrições. Todas serão gratuitas.

Formação de professores

São ainda oferecidos eventos formativos voltados ao público adulto através de seminários e palestras tratando o tema da eficiência energética por diversas vertentes. Estas ações também estão sendo planejadas para 2022. Estas formações também serão gratuitas e oferecidas aos sábado no SESI MAO.

Transporte gratuito para escolas públicas

O projeto oferecerá o transporte, em ônibus customizado do projeto, para transporte de ida e volta dos alunos das escolas para o museu. Durante o trajeto, os estudantes poderão assistir um vídeo que conta um pouco como será a experiência no Espaço. 

Este projeto, além das escolas de BH, também atenderá as escolas da RMBH (34 cidades) com a oferta do transporte. Esse serviço de transporte só terá início em março de 2022. A partir de janeiro, já serão possíveis os agendamentos com o transporte para as escolas interessadas. pelo e-mail educativomao@fiemg.com.br e pelo telefone: (31) 3248-8621.  

Todas as ações estão respeitando os protocolos contra a Covid- 19. O uso de máscara é obrigatório.

Todas as oficinas são divulgadas nas redes sociais do SESI MAO: @museudearteseoficiossesi e @sesiculturamg

SESI MAO 

O SESI Museu de Artes e Ofícios (SESI MAO) conta a história de dezenas de atividades profissionais que deram origem à indústria de transformação em Minas Gerais. São 2,5 mil peças originais dos séculos XVIII ao XX, entre instrumentos, utensílios, ferramentas, máquinas e equipamentos. Elas representam antigos ofícios em setores tradicionais como: mineração, lapidação e ourivesaria, alimentício, tecelagem, curtumes e energia – este último, setor que será destacado no novo Espaço.

O SESI MAO está instalado na antiga Estação Ferroviária Central de Belo Horizonte, ao lado da estação Central do Metrô, em dois edifícios tombados pelo patrimônio público. Sua implantação impulsionou a requalificação da Praça da Estação, marco inaugural da capital, por onde transitam milhares de pessoas diariamente.

SESI Museu de Artes e Ofícios 

Praça Rui Barbosa, 600 - Praça da Estação 
De quarta a sexta-feira: 11h e 16h 
Sábados: 9h às 17h 

* ESTE TEXTO É DE INTEIRA RESPONSABILIDADE DO CLIENTE

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    Familiares de Marília Mendonça já mostraram que não são simpatizantes de Naiara Azevedo

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    Todos têm as duas doses da vacina contra o coronavírus e apresentaram sintomas leves da doença

    Acessar Link