Notícias

Entidades do comércio saem otimistas após 2ª reunião com a Prefeitura de BH sobre o fechamento

CDL/BH afirma que a Prefeitura ficou de analisar a possibilidade de reconsiderar a decisão e que uma resposta será dada no início da semana que vem

Por João Felipe Lolli, 12/01/2021 às 18:27
atualizado em: 12/01/2021 às 21:28

Texto:

Ouça na Íntegra
00:00 00:00
Foto: Adão de Souza/PBH
Adão de Souza/PBH

Entidades que representam vários setores do comércio de Belo Horizonte saem otimistas de reunião nesta terça-feira com o secretário de Planejamento, André Reis.

Vinte e quatro entidades participaram do encontro. Entre elas a Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), a Câmara do Mercado Imobiliário (CMI), a Associação dos Comerciantes do Hiper Centro de BH, a Associação Mineira de Supermercados (AMIS), e a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel).

Em nota enviada à Itatiaia, a CDL/BH afirma que a Prefeitura ficou de analisar a possibilidade de reconsiderar a decisão de fechamento do comércio não essencial e que uma resposta será dada no início da semana que vem.

Leia a nota enviado pela Prefeitura de Belo Horizonte:

Os secretários municipais de Governo, Adalclever Lopes, de Planejamento, Orçamento e Gestão, André Reis; e de Desenvolvimento Econômico, Cláudio Beato, se reuniram nessa terça-feira (12), das 14h às 15h30, com os vereadores Juliano Lopes e Reinaldo Gomes e com membros de 24 entidades que representam comerciantes da capital.  

A Prefeitura ouviu os diferentes segmentos, esclareceu dúvidas e apresentou o atual cenário da pandemia na capital. Também foi informado sobre 40 novos leitos disponibilizados para o atendimento de pacientes com a Covid-19 nesta semana (24 na segunda-feira e outros 16 hoje).

O Município ainda reforçou que a regressão para a fase de controle foi implementada para diminuir o fluxo de pessoas nas ruas e que não há qualquer caráter punitivo ou de culpabilidade ao comércio na medida.

Na oportunidade, o secretário Adalclever Lopes sinalizou que reuniões com prefeitos da Região Metropolitana de Belo Horizonte devem ser realizadas nos próximos dias para discutir novas ações conjuntas de enfrentamento à pandemia.

Um documento elaborado pelas 24 entidades, com propostas de ajustes nos protocolos de funcionamento,  será encaminhado ao Município, que analisará a viabilidade e as questões sanitárias juntamente com o Comitê de Enfrentamento à Epidemia da Covid-19, durante reuniões na quarta (13) e sexta-feira (15). 

A Prefeitura adiantou que qualquer movimentação no sentido da liberação depende de melhoria em índices epidemiológicos e assistenciais.

Na segunda-feira (11), a Prefeitura se reuniu com representantes de academias e similares. O segmento também enviará um documento ao Município para novas adequações nos protocolos. A próxima reunião será nesta quarta-feira (13), às 14h, quando membros da Prefeitura conversarão com representantes da Associação Comercial e Empresarial de Minas (ACMinas). 

 
 As reuniões on-line dão continuidade à agenda de encontros realizada pela Prefeitura com os diferentes segmentos durante a situação de emergência. O objetivo é construir conjuntamente alternativas e soluções para tentar minimizar os impactos da pandemia.

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    Mais de 87 mil doses do imunizante desembarcam nesta tarde no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins. #Itatiaia

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes pede cuidado dos motoristas. #Itatiaia

    Acessar Link