Notícias

Economia brasileira cresce 1,2%, mesmo com piora da pandemia de covid-19 no país 

É o terceiro resultado positivo após o tombo do segundo trimestre de 2020

Por Estadão Conteúdo , 01/06/2021 às 09:33
atualizado em: 01/06/2021 às 10:58

Texto:

Foto: Paulo Pinto /Fotos Publicas
Paulo Pinto /Fotos Publicas

Resultado veio acima do esperado, mas ritmo de recuperação desacelerou em relação ao fim de 2020

A economia brasileira começou 2021 em crescimento, confirmando a melhora de perspectivas para o ano como um todo e aumentando as chances de as perdas causadas pela covid-19 serem recuperadas até dezembro. O Produto Interno Bruto (PIB, valor de tudo o que é produzido na economia em determinado período) cresceu 1,2% no primeiro trimestre, na comparação com os últimos três meses do ano passado, informou nesta terça-feira (1º) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). É o terceiro resultado positivo após o tombo do segundo trimestre de 2020.

No início deste ano, com o recrudescimento da pandemia e sem o Auxílio Emergencial pago pelo governo federal para ajudar as famílias mais pobres, as projeções chegaram a apontar para uma retração. Mesmo assim, a economia acabou demonstrando mais força do que o inicialmente esperado. Mês a mês, os dados setoriais vieram acima do que o esperado, desencadeando uma série de revisões para cima nas estimativas, especialmente mês passado, quando os últimos números de março foram divulgados. 

Com isso, o PIB avançou 1% sobre o primeiro trimestre de 2020, quando foram registrados os primeiros impactos da pandemia na economia. Nessa base de comparação, foi a primeira alta desde o quarto trimestre de 2019, ou seja, desde que a crise causada pela covid-19 se instalou no mundo.

Antes da divulgação dos dados pelo IBGE, levantamento apontava para um crescimento econômico de 4,2% este ano - em abril, pesquisa semelhante apontava para 3,2%.

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    Paralisação será por tempo indeterminado. #Itatiaia

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    Localização dessas pessoas tem sido mais facilitada pelas novas ferramentas tecnológicas. #Itatiaia

    Acessar Link