Notícias

Disney divulga teaser de animação e representatividade gera polêmica

O debate também contou com pessoas destacando os aspectos positivos do filme.

Por Agência Estado , 30/06/2020 às 08:27
atualizado em: 30/06/2020 às 08:31

Texto:

RESUMO

  • Animação será lançada em novembro de 2020 após ser adiada devido à pandemia do novo coronavírus
  • O enredo da produção tem gerado debate nas redes sociais sobre a questão da representatividade
  • O protagonista negro é transformado em um espírito azul
  • O longa é estrelado por Jamie Foxx


A Disney divulgou no sábado (27) um teaser da sua mais nova animação, Soul, que será lançada em novembro de 2020 após ser adiada devido à pandemia do novo coronavírus. O enredo da produção, porém, tem gerado debate nas redes sociais sobre a questão da representatividade, já que o protagonista negro é transformado em um espírito azul.

O longa é estrelado por Jamie Foxx, que dubla o professor de música Joe Gardner, e trabalha diversas questões sobre a vida após sua morte. Alguns usuários apontaram que, ao morrer, Joe acaba perdendo os seus traços de aparência, e que a maior parte do enredo se passa após a morte do personagem, ou seja, com preponderância das "almas azuis" que habitam o pós-morte.

Um tuíte reuniu mais de 130 mil curtidas no Twitter ao apontar que essa não é a primeira vez que eu protagonista negro sofre uma transformação e perde seus traços de aparência, citando como exemplo os filmes A Princesa e o Sapo e Um Espião Animal. "Imagine o quão cansados estamos", comentou o autor da publicação.

O debate também contou com pessoas destacando os aspectos positivos do filme. Caroline Meirelles, diretora de arte e pesquisadora de cinema e raça, fez uma thread (sequência de publicações) no Twitter em que elogia o elenco majoritariamente negro do filme. "Gente, temos no elenco nomes incríveis na dublagem, como Zendaya, Jamie Foxx, Angela Bassett, Tiffany Haddish... Mais de 95% dos dubladores todos pretos", comenta ela.

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    De acordo com um deputado que acompanhou a ação, dez animais foram resgatados e muitos deles estavam morrendo de calor e de sede #itatiaia

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    As demissões podem chegar no mês de julho a 60 mil trabalhadores, o que representa 50% de toda mão de obra do setor. #itatiaia

    Acessar Link